Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

Matheus Furlan é demitido pela Record após cinco anos na emissora

Foto do jornalista Matheus Furlan
Matheus Furlan no Cidade Alerta de 26 de fevereiro: jornalista foi demitido pela Record (foto: Reprodução/Record)

A Record demitiu no final da manhã desta sexta-feira (11) o jornalista Matheus Furlan. Na emissora há cinco anos, ele era um dos principais repórteres dos telejornais regionais do canal e também atuava como apresentador substituto das duas versões do Balanço Geral SP e da edição nacional do Cidade Alerta. O seu desligamento foi recebido com surpresa pelos colegas de trabalho, já que ele era um nome consideravelmente alinhado com as diretrizes da Igreja Universal, ao ponto de já ter concedido testemunhos aos programas religiosos transmitidos na madrugada da rede.

TV Pop apurou que o clima na produção do Balanço Geral Manhã, telejornal que Furlan apresentava mais frequentemente, já estava atípico há algumas semanas. Os profissionais que atuam no jornalístico haviam estranhado a escalação inédita do repórter Dionísio Freitas, do Cidade Alerta, para comandar o matinal enquanto Eleandro Passaia havia sido deslocado para cobrir as férias de Luiz Bacci no Cidade Alerta. O pupilo de Ratinho deveria ter voltado ao noticioso na segunda-feira (7), mas foi internado no Hospital Moriah por complicações decorrentes de uma torção no pé.

No dia seguinte, Freitas voltou a atuar na reportagem e a edição nacional do Balanço Geral Manhã foi assumida pelo recém-contratado Willian Leite. O jornalista, que completa 50 anos em junho, está em sua segunda passagem pela Record: na primeira delas, entre 2009 e 2020, atuou como âncora de telejornais da Record News e, por último, foi titular do Balanço Geral transmitido para as regiões de Santos e Vale do Paraíba. Ele saiu do canal para tentar se lançar vereador pelo Republicanos, partido político da Universal, mas não foi eleito. Desde então, ele estava fora da televisão.

Matheus Furlan estava na Record de São Paulo desde 2017: ele foi transferido para a capital paulista por conta de seu bom desempenho como repórter e âncora em Belém do Pará, e rapidamente ganhou espaço como apresentador de telejornais nacionais. Dias depois de ser contratado, assumiu o comando das edições de sábado do Cidade Alerta, ocupando a vaga deixada por Luiz Bacci, remanejado para a versão diária do jornalístico durante o então afastamento de Marcelo Rezende (1951-2017). Com a morte do jornalista, ele acabou efetivado no posto.

Além das edições de sábado do Cidade Alerta, Furlan foi apresentador titular do Balanço Geral Manhã entre setembro de 2017 e março de 2018, mês em que acabou trocado por Bruno Peruka no comando do telejornal — Peruka, curiosamente, também não faz mais parte do time de comunicadores da Record: ele se demitiu da emissora em outubro de 2021, inconformado por ter perdido espaço para Eleandro Passaia e infeliz em sempre ser visto como uma simples peça de substituição para as vagas que outros profissionais não tinham interesse.

A última aparição de Matheus Furlan como apresentador dos jornalísticos do canal vice-líder de audiência foi em 26 de fevereiro, dia em que ele comandou a edição de sábado do Cidade Alerta. Com a sua demissão e a internação de Passaia, o jornalístico será comandado neste sábado (12) por Willian Leite, que permanecerá no posto — e também no Balanço Geral Manhã — até a volta do titular. A Record não se comunica com a reportagem do TV Pop e, portanto, não se manifestou sobre a demissão do jornalista.

Leia mais