Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

Globo quebra protocolo e procura concorrentes para reforçar GloboNews

Foto de Christiane Pelajo nos estúdios do canal de notícias da Globo
Christiane Pelajo no estúdio do Edição das 16h: telejornal será cancelado por baixa audiência (foto: Reprodução/TV Globo)

A queda nos índices de audiência da GloboNews virou motivo de preocupação para a diretoria da Globo: há seis meses na vice-liderança dos canais de notícias, atrás da Record News, a emissora também passou a sofrer nas mãos da novata Jovem Pan News, que tem acumulado conquistas relevantes com menos de um ano no ar. Para correr atrás do público perdido, a rede abriu mão de um dos seus principais pilares — a não contratação de profissionais empregados em outras emissoras — e passou a procurar jornalistas que já estão alocados nas equipes das concorrentes.

A reportagem do TV Pop apurou que o maior alvo de assédio dos executivos da Globo tem sido o canal de notícias da Record: nos últimos dias, vários produtores e editores da Record News tem sido abordados por emissários da GloboNews, com propostas salariais acima da média do mercado e com a promessa de atuação exclusiva nos principais jornalísticos da emissora, como o Jornal das 10 e o Em Pauta. Algumas negociações, inclusive, já se concretizaram: um dos mais importantes editores do canal da Barra Funda se demitiu para ir trabalhar no novo jornal das 16h da rival.

Os convites não estão restritos aos profissionais que não atuam no vídeo: a Globo também fez propostas para âncoras da Jovem Pan News e da BandNews TV. Porém, no caso dos apresentadores, a líder de audiência não tem conseguido êxito: a maioria dos nomes procurados optou por declinar das ofertas, que geralmente envolvem a transferência para a reportagem de rua, com promessa de realocação na apresentação aos finais de semana e, em um segundo momento, também aos dias úteis, com uma dança das cadeiras planejada para os primeiros meses do próximo ano.

Além do desinteresse dos profissionais em um cargo de menor visibilidade, outro fator também tem sido levado em consideração, principalmente para os atuais funcionários do canal mantido por Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha. Por mais que as propostas salariais da Globo tenham sido sedutoras, a Jovem Pan tem aberto a carteira para segurar a maioria dos membros de sua equipe que sinalizam ter recebido ofertas de outras empresas. E ela tem margem financeira confortável para isso — apesar de deficitária na TV, ela tem faturamento alto na rádio e na web.

TV Pop apurou que os executivos da GloboNews avaliam que há um risco considerável do canal cair para o terceiro lugar dos noticiosos nos próximos meses, atrás da Record News e da Jovem Pan News. O canal de notícias da Record, líder do gênero desde dezembro de 2021, conta com a vantagem de também estar na televisão aberta, mas tem focado na criação de uma programação diferenciada para as operadoras da televisão por assinatura, e tem investido também na ampliação de seu sinal pelo país, com a entrada de sua versão em alta definição na Claro TV (antiga Net).

No caso da Jovem Pan, rival direta apenas na TV paga, a situação é ainda mais delicada. Com menos de um ano no ar, a versão tupiniquim da Fox News tem conseguido feitos que a CNN Brasil e a BandNews TV nunca chegaram nem perto: as lideranças do Jornal da Manhã e de Os Pingos nos Is acontecem com cada vez mais frequência e já começam até a afetar a performance de outros programas, como o Morning Show e o Jornal Jovem Pan, que também começaram a disputar o primeiro lugar entre os noticiosos. Além disso, a emissora de Tutinha foi líder entre 7h e meia-noite em 1º de maio — a GloboNews nunca havia empatado ou perdido para uma rival na televisão por assinatura.

Leia mais