Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
SOM BRASIL

Globo ressuscita programa para homenagear o cantor Thiaguinho

Imagem com foto do cantor Thiaguinho
Thiaguinho será homenageado pelos 20 anos de carreira no Som Brasil; programa será comandado por Pedro Bial (foto: Globo/Divulgação)

Fora da programação da Globo há nove anos, o Som Brasil voltará a ser produzido pela emissora. A atração musical ganhará uma edição especial no dia 10 agosto, depois da novela Pantanal, em homenagem aos 20 anos de carreira do cantor Thiaguinho. A produção está sob responsabilidade da equipe do Conversa com Bial. Pedro Bial vai conduzir uma entrevista inédita com Thiaguinho, onde vai resgatar detalhes de vida pessoal e profissional do artista e apresentações musicais dos maiores sucessos. O Som Brasil Especial Thiaguinho também será exibido na TV por assinatura, no Multishow, e no streaming, no Globoplay. A direção artística é de Monica Almeida e direção geral de Gian Carlo Bellotti.

O Som Brasil estreou na Globo em 9 de agosto de 1981, com apresentação de Rolando Boldrin. Na época, sua exibição era nas manhãs de domingo, após o Globo Rural, e tinha 1h de duração. O programa tinha como objetivo divulgar a música brasileira, que na época era pouco reconhecida. Em 1984, Rolando deixou o comando da atração insatisfeito com o horário de exibição, e foi substituído pelo ator Lima Duarte. O formato passou por uma grande mudança em 1986. As características regionais foram mantidas, mas passou a contar também com participação de artistas urbanos na música regional. José Amâncio, diretor do Som Brasil desde a estreia, deixou a equipe em 1988 e a função passou a ser ocupada por Adriano Stuart. Em março de 1989, o programa saiu do ar.

A Globo voltou a exibir o Som Brasil em maio de 1993, com novo formato. A cultura regional deu lugar aos grandes shows musicais, com palco e plateia, que circulavam por todo o país. A exibição acontecia dentro da faixa Terça Nobre, mensalmente, com apresentação do jornalista Alexandre Garcia. A segunda fase durou até março de 1998, quando deixou novamente a programação da emissora líder. A terceira fase do Som Brasil estreou em 2007, sob direção de Luiz Gleiser.

Na nova versão, grandes nomes da música brasileira passaram a se apresentar ao lado de músicos independentes, ainda pouco conhecidos do grande público, sempre homenageando um cantor diferente a cada programa. A primeira temporada da nova fase foi apresentada pela atriz Patricia Pillar. Em 2008, Letícia Sabatella assumiu o comando do programa musical, que teve ainda apresentação de Camila Pitanga, em 2008 e 2010. Pillar retornou ao formato em 2011, enquanto Camila reassumiu na edição de 2012. A última temporada do Som Brasil foi ao ar em 2013, novamente com Patricia Pillar na apresentação.

Leia mais