Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

12 anos depois, GloboNews tem novo logo e ganha nova identidade visual

Leila Sterenberg no estúdio da GloboNews
Leila Sterenberg posa em frente ao novo logo da GloboNews (foto: Reportagem/TV Pop)

Depois de mudar boa parte de seus apresentadores e de sua programação, a GloboNews dará mais um passo em sua reestruturação ainda neste ano. O canal de notícias da Globo terá uma das maiores reformulações visuais de sua história a partir do próximo mês, com o lançamento de uma logomarca depois de 12 anos fazendo apenas pequenos ajustes, como a mudança para 2D e a transição para a tendência monocromática. A imagem dos programas da emissora, atualizada pela última vez em 2017, também passará por mudanças.

A reportagem do TV Pop conseguiu com exclusividade as primeiras imagens do novo visual da GloboNews, que deverá ser revelado oficialmente em um evento previsto para acontecer em 8 de agosto. A mudança mais perceptível será na apresentação tipográfica da logomarca. Seguindo os mesmos passos da assinatura da TV Globo, estilizada como tvglobo desde o fim do ano passado, o canal de notícias abandonará o uso da palavra news em caixa alta e passará a grafar o termo em letras minúsculas, com a fonte Globobrand, usada por vários outros veículos do conglomerado.

Além da mudança tipográfica, a logomarca também passará a adotar tons mais vibrantes em sua paleta de cores principal: nos últimos cinco anos, a emissora havia priorizado cores mais sóbrias, como o preto e o branco, além de tons de vinho nas vinhetas de seus telejornais. Agora, a assinatura principal (veja abaixo) do canal será mostrada em um fundo vermelho-sangue, com a marca em si apresentada em uma leve transição de branco para bege. Assim como já acontece atualmente, os jornalísticos terão identidades diferentes conforme a faixa horária em que vão ao ar.

Foto do novo logotipo da GloboNews
GloboNews apresentará nova logomarca em agosto (foto: Reprodução/TV Pop)

O novo visual da GloboNews também englobará a chegada de um novo pacote gráfico on-air para os programas ao vivo: assim como a identidade visual dos telejornais, as tarjas informativas do canal não passavam por alterações substanciais há cinco anos. A última mudança nesse sentido foi feita em fevereiro de 2020, mês em que as tarjas deixaram de ter transparência cinza e viraram pretas e chapadas. Nos últimos meses, a emissora ganhou investimentos para a chegada de um gerador de caracteres mais moderno, com a mesma tecnologia dos programas da TV Globo.

As gravações do material institucional da nova identidade visual do canal de notícias da Globo começou em junho e só será concluída na próxima semana — vários âncoras e repórteres ainda não foram convocados para gravar suas participações em vinhetas e chamadas que entrarão no ar no próximo mês. No entanto, mesmo com todas as mudanças, os cenários dos telejornais do Rio de Janeiro e São Paulo seguirão sem alterações. O único investimento previsto para a cenografia será para a cobertura eleitoral, que será feita diretamente dos Estúdios Globo (antigo Projac). Depois das eleições, alguns dos elementos do cenário especial serão reaproveitados nos ambientes fixos do canal nas duas cidades.

Leia mais