Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

João Kleber vira arma secreta de TV para bater ibope da novela Pantanal

Foto de João Kleber no estúdio do Teste de Fidelidade
Teste de Fidelidade é a aposta da TVI para barrar a novela Pantanal (foto: Reprodução/RedeTV!)

João Kleber está de volta à Portugal depois de 13 anos distante das emissoras lusitanas. A TVI, segunda maior rede do país, irá apostar na volta do Teste de Fidelidade para competir com a novela Pantanal, transmitida pela SIC na faixa da meia-noite. O canal firmou parceria com a RedeTV! e adquiriu quatro episódios da temporada mais recente da atração, que foi transmitida no Brasil entre 2013 e 2015. O programa estreará na noite da próxima sexta-feira (22) e concorrerá diretamente com a trama produzida pela Globo.

A reportagem do TV Pop apurou que o Teste de Fidelidade fará parte, ao menos em um primeiro momento, apenas de uma programação especial de verão do canal português. No entanto, se os resultados de audiência forem positivos, há uma grande possibilidade de que a atração volte a fazer parte da oferta regular da TVI. A emissora chegou a produzir edições locais do programa, com portugueses e portuguesas sendo testados por sedutores, entre 2005 e 2007, sob o título Fiel ou Infiel — o formato virou um clássico e transformou João Kleber em uma personalidade no país.

A versão regional do programa se transformou em um dos maiores trunfos do canal na disputa pela liderança de audiência: em 2005, os cinco primeiros episódios de Fiel ou Infiel foram vistos por uma média de 857 mil telespectadores, número que representava cerca de 52% dos televisores portugueses sintonizados na atração. Com o sucesso do formato, a SIC foi obrigada a produzir uma versão genérica dos testes de fidelidade, batizada como Juras de Amor e exibida em horário nobre. A cópia, porém, não foi bem recebida pelo público e não foi além de sua primeira temporada.

Dessa vez, João Kleber terá a missão de bater a audiência da novela Pantanal: diferentemente do Brasil, em que o folhetim acumula bons índices de audiência para a Globo, a história de Juma foi rejeitada pelos telespectadores lusitanos e afundou os números da madrugada da SIC. Na segunda-feira (18), a trama teve a sintonia de apenas 17% dos televisores ligados no país — marca vista como fraca pelos executivos da emissora, que já anuncia a chegada de Um Lugar ao Sol a partir da próxima semana, empurrando o remake da TV Manchete para a faixa da 1h da manhã.

De acordo com a assessoria de imprensa da TVI, o primeiro episódio do Teste de Fidelidade será transmitido das 23h45 às 2h da manhã. Além da novela da Globo, exibida pela SIC entre 23h55 e 0h55, João Kleber também terá a concorrência do Passadeira Vermelha (uma espécie de A Hora da Venenosa) e da reapresentação do policialesco Linha Aberta, originalmente exibido na faixa da tarde — o formato é um debate sobre a atualidade criminal no país, nos mesmos moldes do Cidade Alerta.

Leia mais