A novela Irmãos Coragem, na versão exibida em 1995, entrou no catálogo do Globoplay nesta segunda-feira (23) como parte do Projeto Resgate, que traz de volta produções históricas da Globo. Escrita por Dias Gomes (1922-1999) com colaboração de Ferreira Gullar (1930-2016), a trama é um remake da novela original de Janete Clair (1925-1983), exibida em 1970.
A direção foi assinada por Luiz Fernando Carvalho, com Mauro Mendonça Filho, Reynaldo Boury (1932-2022), Ary Coslov e Carlos Araújo, sob supervisão de Paulo Ubiratan. No elenco principal estão Marcos Palmeira, Marcos Winter, Ilya São Paulo (1963-2023), Letícia Sabatella, Gabriela Duarte, Dira Paes, Laura Cardoso e Cláudio Marzo (1940-2015), entre outros nomes.
A história gira em torno dos irmãos João, Jerônimo e Duda, filhos de Sinhana, moradores da fictícia cidade de Coroado. Quando João encontra um valioso diamante, os três passam a ser perseguidos por Pedro Barros, coronel autoritário e dono da maioria dos garimpos da região. O embate entre os irmãos e o coronel conduz a trama de resistência e luta por justiça.
Na novela Irmãos Coragem, João vive uma relação conturbada com Lara, filha do coronel, que tem transtorno dissociativo de identidade, alternando entre três personalidades: Lara, Diana e Márcia. O envolvimento entre os dois intensifica o conflito com Pedro Barros, levando João a pegar em armas para defender sua família e seu povo.
Jerônimo encontra abrigo na política de oposição ao coronel, enquanto enfrenta um amor proibido pela índia Potira, sua irmã de criação e esposa do promotor Rodrigo César. Ele acaba se envolvendo também com Lídia, filha de um político local. Na nova versão, a trajetória do casal Jerônimo e Potira teve desfecho alterado: em vez de morrerem em um tiroteio, eles desaparecem após pular em um rio e são dados como mortos.


