Carlos Henrique Schroder, membro do Conselho de Administração do Grupo Globo desde o final de abril, fez uma análise sobre as responsabilidades e exigências da função. O ex-diretor geral da TV Globo afirmou que o trabalho vai além de reuniões esporádicas e aprovações rápidas, sendo uma atividade contínua que demanda preparo e atenção constante a diferentes temas.
O executivo destacou que, no conselho, é necessário acompanhar resultados, avaliar riscos, revisar estratégias e planejar o futuro. Segundo ele, decisões muitas vezes precisam ser tomadas em cenários incertos, com pautas que podem variar de tecnologia e transição energética a sucessão, cultura e geopolítica.
Carlos Henrique Schroder afirmou que sua formação como jornalista contribuiu para transitar por assuntos diversos, analisar contextos e conectar pontos aparentemente distantes. Ele ressaltou que, durante sua trajetória na TV Globo, aprendeu a lidar com múltiplas pautas ao mesmo tempo, organizar informações e manter a visão geral.
“É acompanhar resultados, avaliar riscos, revisar estratégias, planejar o futuro e lidar com decisões que, muitas vezes, precisam ser tomadas em cenários incertos. É estar pronto para discutir desde tecnologia e transição energética até sucessão, cultura e geopolítica. Acredito que minha formação como jornalista me possibilitou transitar por diferentes assuntos, analisar contextos diversos e conectar pontos que, à primeira vista, podem parecer distantes”, disse.
Na avaliação do executivo, conselhos eficazes funcionam como organismos vivos. “Pode parecer simples de fora, mas a verdade é que conselhos eficazes funcionam como organismos vivos: se adaptam, se antecipam e trabalham de forma integrada para garantir que a estratégia se transforme em resultado”, disse.
O Conselho do Grupo Globo é presidido por João Roberto Marinho e tem como vice-presidentes Roberto Irineu Marinho e José Roberto Marinho, além de Paulo Marinho, Roberto Marinho Neto, Alberto Pecegueiro, Rodrigo Xavier e Paula Bellizia como conselheiros. Carlos Henrique Schroder esteve na direção-geral da TV Globo entre 2013 e 2020 e comandou o Jornalismo e Esporte da emissora entre 2001 e 2013. Ele retornou ao grupo após quatro anos para assumir o novo cargo.


