Fernando Mitre deixará o comando do jornalismo da Band em dezembro, após 26 anos. O jornalista, que ocupa o cargo de diretor nacional desde março de 1999, será substituído por Rodolfo Schneider, atual diretor-geral de conteúdo. A mudança faz parte do processo de renovação da empresa com foco na cobertura das eleições presidenciais de 2026.
Um dos maiores nomes do jornalismo nacional, Fernando Mitre deseja desacelerar o ritmo. Apesar da saída da liderança executiva, ele seguirá atuando como conselheiro editorial e manterá sua presença como comentarista na BandNews e no Jornal da Noite. Ele também continuará como entrevistador no Canal Livre, exibido aos domingos.
Segundo a Folha de S.Paulo, Fernando Mitre conversa abertamente com colegas sobre a transição, que deve ser oficializada em breve pela direção da Band. Com a mudança, Rodolfo Schneider deve se dedicar somente a nova função. A emissora busca no mercado um novo nome para liderar a área artística, atualmente acumulada por Schneider.
Histórico na Band e legado no jornalismo
Com mais de três décadas na emissora, Fernando Mitre iniciou sua trajetória na Band em 1989. Desde então, produziu mais de 30 debates eleitorais, incluindo o primeiro debate presidencial televisionado do Brasil. Antes disso, trabalhou em veículos impressos como Correio de Minas, Diário de Minas e O Estado de S. Paulo.
O veterano é reconhecido como um dos nomes mais influentes do jornalismo político brasileiro. Entre os prêmios que recebeu estão o Grande Prêmio da APCA, o Grande Prêmio do Clube de Criação de São Paulo e três edições do Prêmio Comunique-se como melhor diretor de redação.


