A CNN Brasil lançou neste mês seu próprio clube de membros no YouTube como parte de uma estratégia multiplataforma de engajamento e geração de novas receitas. A iniciativa aproveita os mais de 6,27 milhões de inscritos do canal da emissora na plataforma e marca a entrada da marca no modelo de assinaturas com benefícios exclusivos e conteúdos extras.
“O YouTube permite essa aproximação, esse engajamento com esse usuário”, explicou Alexandra Mendonça, diretora-executiva de aceleração digital e inovação da CNN Brasil. Segundo ela, o projeto foi criado com base no crescimento da audiência e na busca por conexão mais direta com o público.
O clube começa com dois níveis de assinatura. Por R$ 7,99 ao mês, o plano Comunidade WW dá acesso à íntegra do programa de William Waack especial aos domingos, logo após a transmissão ao vivo. O programa costuma registrar cerca de 15 mil espectadores ao vivo e alcançar até 300 mil visualizações posteriormente.
Conteúdo exclusivo e potencial de expansão
Já o plano Universo CNN, por R$ 9,99 mensais, inclui todos os benefícios da Comunidade WW e adiciona o direito de enviar perguntas ao videocast Fora da Ordem, com prioridade aos assinantes. Também dá acesso a vídeos exclusivos, bastidores e indicações de conteúdo que não são publicados nos canais abertos da emissora.
“Vimos esse movimento que acredito muito que é dar esse espaço para a audiência para testarmos e falarmos com ela. Hoje, podemos, ali naquele canal inclusive fazer laboratórios”, reforçou Alexandra Mendonça. A executiva também destacou que o projeto não altera o conteúdo gratuito já disponibilizado pela CNN Brasil no YouTube ou no site oficial. A proposta é entregar experiências adicionais, e não restringir o que já é oferecido.
A CNN Brasil vê potencial de expansão do clube para outros canais da empresa. O primeiro nome cogitado para receber o modelo é o CNN Pop, voltado à cobertura de cultura e entretenimento. “Acreditamos que esse provavelmente vai ser o nosso próximo canal”, afirmou a diretora.


