FELIPE DINIZ

Apresentador da Globo é acusado de usar ChatGPT ao citar jogos inexistentes no SporTV

Jornalista listou 5 viradas na Libertadores que nunca aconteceram; jornalista se desculpou no Troca de Passes pela 'imprecisão das ferramentas'

Felipe Diniz, com camisa polo preta, fala no programa Troca de Passes, do SporTV, em estúdio com cenário vermelho e verde
Felipe Diniz no Troca de Passes; jornalista foi acusado de usar ChatGPT no SporTV (foto: Reprodução/Globo)

Compartilhe:

O jornalista Felipe Diniz, apresentador do SporTV, cometeu uma gafe durante o programa Troca de Passes na última quinta-feira (23). O âncora noticiou cinco jogos da Copa Libertadores que nunca aconteceram. Ele tentava animar os torcedores do Palmeiras após uma derrota por 3 a 0 para a LDU. A lista de resultados incorretos gerou acusações de que ele usou o ChatGPT sem checar as informações.

O erro ocorreu quando Felipe Diniz decidiu citar outros times que conseguiram reverter a mesma desvantagem em edições anteriores. “Aconteceu em 1986, na semifinal, o River Plate perdeu pro Argentinos Juniors, 3 a 0. Depois, ganhou, 3 a 0”, disse ele. No entanto, os times se enfrentaram em um triangular, sem esses placares ou disputa de pênaltis.

O apresentador continuou a lista com outros confrontos inexistentes, como um São Paulo e Newell’s Old Boys em 1992 nas oitavas, que na verdade foi a final com outros placares. Ele também citou uma final entre Cruzeiro e Sporting Cristal em 1997. O colega Carlos Eduardo Mansur o corrigiu ao vivo: “Cruzeiro e Sporting Cristal na final foi 1 a 0 pro Cruzeiro!”. Diniz minimizou: “Então é um erro aqui, é um erro na pesquisa”.

O erro grave foi exposto na internet por Alexandre Perin, do perfil Almanaque Esportivo, no X, o antigo Twitter. “A importância de não usar o ChatGPT pra tudo sem revisar: Felipe Diniz do Troca de Passes ontem enumerou 5 vezes… Porém, nenhum dos jogos existiu!”, escreveu Perin. O jornalista do SporTV foi muito cobrado por internautas nas redes sociais sobre a informação falsa.

Felipe Diniz culpa “imprecisão das ferramentas”

No programa de sexta-feira (24), Felipe Diniz se retratou pela gafe. “O [Carlos Eduardo] Mansur não erra nunca, ao contrário do apresentador que vos fala, que ontem errou”, iniciou o âncora. “É aquele negócio, na ânsia de a gente querer informar o torcedor… Numa pesquisa rápida aqui, acabei sendo traído pela imprecisão das ferramentas”, justificou.

O apresentador, contudo, não confirmou nem negou o uso de inteligência artificial. Ele então apresentou a lista correta, com cinco viradas reais, creditando a nova pesquisa ao Gato Mestre. “Essas foram as cinco oportunidades… Creditando sempre os nossos amigos do Gato Mestre, que esse não falha nunca, viu? Perdão pelo erro de ontem, não voltará a acontecer”, finalizou Felipe Diniz.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.