O documentarista brasileiro Pietro Krauss, namorado de Sophia Valverde, ex-atriz do SBT, foi detido por autoridades venezuelanas na segunda-feira (12), ao tentar cruzar a fronteira com a Colômbia disfarçado de morador local. Ele viajava de moto, acompanhado de um cidadão venezuelano, e vestia roupas típicas da região. Krauss tentava entrar no país para gravar o segundo episódio de um documentário sobre países em crise, ao lado do produtor Pedro Paracampos.
A dupla já havia tentado entrar na Venezuela legalmente em duas ocasiões. A primeira tentativa ocorreu na quinta-feira (8), após chegarem à cidade colombiana de Cúcuta, que faz fronteira com o território venezuelano. Eles planejavam seguir de carro até Caracas, mas tiveram a entrada negada por agentes da imigração.
Segundo o namorado da ex-atriz do SBT, os agentes exigiram uma carta de indicação assinada por um morador do país, assumindo responsabilidade pelos visitantes. Eles acionaram um amigo para providenciar o documento e tentaram novamente no domingo (11), mas foram barrados após uma entrevista de cinco horas com agentes venezuelanos.
“Disseram que a gente precisava de uma carta de indicação, uma espécie de carta-convite de um morador da Venezuela, que assume a responsabilidade pela pessoa”, afirmou. Durante o interrogatório, um oficial exigiu acesso ao celular do documentarista. “Ele viu todas as fotos, invadiu completamente a minha privacidade. Foi extremamente grosso com a gente”, relatou Pietro Krauss. “Ficou irritado quando falamos que não éramos jornalistas. Eu disse que era documentarista”, disse.
A tentativa de entrada irregular foi realizada após o agravamento da crise entre Venezuela e Estados Unidos. No dia 3 de janeiro, uma operação militar norte-americana prendeu o presidente Nicolás Maduro, acusado de crimes pelo governo dos EUA. Desde então, o país reforçou o controle nas fronteiras e impôs restrições ao trabalho da imprensa.


