O Prime Video, plataforma da Amazon, decidiu suspender Rômulo Mendonça e Ricardo Bulgarelli de suas transmissões esportivas após uma situação envolvendo a repórter Alana Ambrósio. Os dois profissionais ficaram fora da cobertura do jogo 5 da final da NBA entre New York Knicks e San Antonio Spurs no sábado (13). A empresa informou que abriu uma investigação para apurar o caso e avaliar a conduta dos envolvidos.
As informações são da coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo. A medida foi adotada depois que a direção da plataforma considerou inadequado o tratamento dispensado à jornalista. O caso ganhou repercussão após a publicação de um vídeo em que Alana Ambrósio comemorava uma conquista profissional. Posteriormente, o conteúdo virou alvo de comentários feitos pelos dois comunicadores em uma produção exibida no YouTube.
O que motivou a suspensão de Rômulo Mendonça
O desconforto nos bastidores já existia desde a cobertura das partidas decisivas da NBA. Segundo a publicação, produtores demonstravam incômodo com a forma como Rômulo Mendonça e Ricardo Bulgarelli tratavam a colega durante o trabalho. O cenário também coincidiu com a decisão global da Amazon de não enviar narradores e comentaristas aos ginásios das finais, medida aplicada em vários mercados.
A situação se agravou após Alana compartilhar um vídeo nas redes sociais relatando a emoção de acompanhar os jogos presencialmente. Horas depois, durante uma edição do podcast Jararacas, apresentado pela dupla, Rômulo Mendonça ironizou a gravação. “Chega de jornalismo de cama de hotel!”, afirmou. Internamente, a Amazon interpretou a declaração como desrespeitosa tanto com a repórter quanto com a própria empresa.
Pronunciamento dos profissionais após afastamento
Em nota divulgada nas redes sociais, Rômulo Mendonça e Ricardo Bulgarelli afirmaram que pretendiam pedir desculpas em uma edição posterior do podcast. Eles também defenderam o estilo de humor adotado no programa. “Sobre o humor que fazemos no Jararacas, ele vai continuar. Estamos sempre fazendo sátiras, paródias e piada com todos, sejam eles atletas, políticos ou mesmo jornalistas. Para quem acha que a paródia aconteceu por inveja ou machismo, definitivamente, não é isso”, disseram.
A Amazon confirmou o afastamento dos profissionais. “Não toleramos esse comportamento e os talentos envolvidos foram suspensos de nossas transmissões enquanto realizamos uma investigação completa sobre o caso”, informou a empresa. Com a ausência de Rômulo Mendonça, Marcelo Gomes assumiu a narração da partida decisiva da NBA. Alana Ambrósio manteve normalmente suas atividades na cobertura do torneio.


