
A Escrava Isaura acompanha a vida de Isaura (Bianca Rinaldi), nascida em 1834 na fazenda do Comendador Almeida (Rubens de Falco), em Campos dos Goytacazes. Filha de Juliana (Valquíria Ribeiro), que morreu açoitada no tronco, e de Miguel (Jackson Antunes), ela foi criada por Gertrudes (Norma Blum). Apesar da pele clara e da educação refinada, Isaura permanece escrava.
Aos 20 anos, Isaura é talentosa e desperta inveja em Rosa (Patrícia França), escrava falsa e cruel. O retorno de Leôncio (Leopoldo Pacheco), filho do Comendador, muda sua vida. Ele desenvolve uma obsessão pela jovem e a transforma em alvo de assédio. Mesmo obrigado a se casar com Malvina (Maria Ribeiro), filha do coronel Sebastião Cunha (Paulo Figueiredo), Leôncio insiste em conquistar Isaura.
Gertrudes tenta dar liberdade à escrava, mas morre antes de cumprir o desejo. Pouco depois, Almeida falece, deixando em testamento a alforria da moça. Leôncio, porém, queima o documento e torna-se dono de Isaura. A partir desse momento, ela passa a sofrer agressões físicas, trabalhos forçados e o constante assédio do vilão, com apoio de Rosa.
Os sentimentos de Leôncio logo são descobertos por Henrique (Gabriel Gracindo), cunhado apaixonado por Isaura, e também por Malvina, que percebe a obsessão do marido. Nesse cenário, surge Tomásia (Mayara Magri), antiga amante do fazendeiro, que busca vingança após ser abandonada por ele. Novos conflitos se intensificam com revelações familiares e tragédias envolvendo Gabriel (André Fusko) e Martinho (Cláudio Curi).
Com ajuda de Miguel, Isaura foge e se refugia próxima a São Paulo sob o nome de Elvira. Ali conhece Álvaro (Théo Becker), jovem abolicionista que desperta seus sentimentos, mesmo sem saber da condição de escrava fugitiva. A descoberta da verdade, a perseguição de Leôncio e a rivalidade com Branca (Renata Dominguez) colocam em risco sua felicidade.
No desfecho de A Escrava Isaura, Leôncio sequestra a moça e é morto em circunstâncias misteriosas. Acusada injustamente, Isaura é condenada, mas Álvaro luta por sua liberdade. A revelação do verdadeiro assassino muda o rumo da história. Branca enlouquece, Rosa conquista a liberdade, e Isaura finalmente se casa com Álvaro, vivendo em paz após anos de sofrimento.
Compartilhe: