Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

Christiane Pelajo cansa de acordar cedo e pede demissão da Globo

Foto de Christiane Pelajo
Christiane Pelajo se demitiu da Globo nesta sexta-feira (04) (foto: Reprodução/GloboNews)

Christiane Pelajo não é mais funcionária da Globo. A jornalista surpreendeu seus colegas de trabalho na manhã desta sexta-feira (4) com uma mensagem anunciando que decidiu pedir demissão da líder de audiência após quase três décadas dando expediente na emissora, em que chegou a atuar como âncora do Jornal da Globo, e na GloboNews, em que era uma das apresentadoras do matinal Conexão desde julho deste ano. Internamente, o seu pedido de demissão foi visto como uma inconformidade da jornalista em ter sido rebaixada e deslocada para a faixa matutina.

A reportagem do TV Pop teve acesso, em primeira mão, ao e-mail enviado por Christiane Pelajo aos seus agora ex-colegas de trabalho. Na mensagem, a apresentadora ressalta que ao decorrer de sua trajetória “trabalhou nos mais diversos horários” e que a partir de agora “pensará mais em si mesma”. Ela diz que decidiu esperar o término do período eleitoral para comunicar ao canal que não desejava mais continuar na empresa, a qual se despede “com muito orgulho” — ela diz que levará sua história com a Globo “no coração”.

Christiane já não aparecia no Conexão GloboNews há alguns dias: sem alarde, ela deixou de comandar o matinal do canal de notícias já na terça-feira (1º) e não chegou a se despedir do público, tendo sido substituída por Elizabeth Pacheco desde quarta-feira (2). A repórter continuará interinamente no posto até que a emissora escolha um novo apresentador titular para o noticioso, algo que dificilmente acontecerá ainda em 2022. Com isso, o bloco paulista do telejornal irá para o seu terceiro apresentador em menos de dois anos no ar.

Antes de ser escolhida para suceder José Roberto Burnier no comando das manhãs da GloboNews, a jornalista ancorou o Edição das 16h entre 2015 e 2022 — o telejornal foi extinto por conta de seus baixos índices de audiência e deu lugar ao GloboNews Mais, produto com perfil mais analítico. Enquanto esteve nas tardes do principal canal de notícias do país, Christiane Pelajo acumulou uma série de problemas com os profissionais da empresa. Em um vídeo vazado, ela chegou a ameaçar largar o comando do noticioso e berrou com colegas por conta de um problema técnico.

Vista por boa parte da Redação como uma jornalista de temperamento díficil, Christiane acabou rebaixada para as manhãs — e nunca escondeu seu descontentamento com a mudança. Ela teve sua última chance na TV Globo em 2020, como apresentadora interina da segunda edição do SPTV durante dois meses, no início do período de afastamento de Carlos Tramontina. Antes disso, a jornalista dividiu o comando do Jornal da Globo com William Waack entre 2005 e 2015, quando foi tirada do posto após ter discutido com seu colega de bancada.

Na principal emissora do país desde 1996, Christiane Pelajo começou a sua carreira na empresa justamente como apresentadora da GloboNews: ela esteve a frente de coberturas históricas, como a prisão de Saddam Hussein e o funeral da princesa Diana, e foi escalada para cobrir in loco diversas Olimpíadas e Copas do Mundo. Em 2005, foi escolhida para substituir Ana Paula Padrão como apresentadora do Jornal da Globo, em que permaneceu durante uma década. Por cinco anos, entre 2010 e 2015, a jornalista chegou a ser plantonista do Jornal Nacional aos sábados e feriados.

Confira a íntegra da mensagem, obtida em primeira mão pelo TV Pop, em que Christiane Pelajo se despede dos colegas da Globo:

Amigos,

A vida é feita de movimentos e eu não consigo ficar parada. Há 26 anos, apresento jornal todos os dias. Já trabalhei nos mais diferentes horários. Dei inúmeros bom dia, boa tarde e boa noite no ar! Apresentei jornal sozinha, em dupla e até em trio! Fiz muitas reportagens especiais, das quais me orgulho imensamente. Ganhei prêmios. Viajei para vários países para participar de grandes coberturas. Gravei na França, Itália, Espanha, Alemanha, Grécia, Índia, Estados Unidos, República Dominicana, Chile e em todas as regiões brasileiras.

Foram quase três décadas de muita paixão pelo trabalho, muita dedicação, muito suor e muita alegria.  Sou super intensa em tudo o que eu faço. Me jogo mesmo! Sem medo! E me joguei com tudo nesses 26 anos de Globo e Globonews! Foi bom demais!!! Mas chegou a hora de pensar mais em mim. Fiz questão de esperar o fim das eleições para dar esse passo. Afinal, tenho o Jornalismo na veia!

Essa semana, eu procurei o Miguel para dizer que estava muito certa de que tinha chegado a hora de buscar outros objetivos na minha vida. A nossa conversa foi ótima. Ele entendeu os meus motivos e foi super carinhoso! Assim como o Ali e o Villela! A partir de agora, deixo o time de apresentadores da GloboNews e me despeço dessa trajetória de sucesso.

Claro que refleti muito, analisei e meditei até tomar a decisão de deixar a TV Globo depois de tanto tempo. Foi a minha relação mais longeva! Mas saio com a certeza absoluta de que cumpri, com primor, todas as missões que recebi. Quero aproveitar a vida, que ainda tem muitíssimo a me oferecer… Valeu demais a todos que fizeram parte da minha carreira durante tantos anos! Muitos foram meus professores! Espero ter ensinado a alguns também.

Obrigada, especialmente, aos que acreditaram em mim e me deram espaço e oportunidade de mostrar o meu talento! Aqui fiz amigos pra vida toda! Relações de afeto e confiança, que preenchem meu caminho! Levo a minha história com a Globo no coração! E é com muito orgulho que me despeço.

Obrigadíssima a todos vocês!

Beijo no coração de cada um!
Chris Pelajo

Leia mais