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RENATA AFONSO

Após empilhar fracassos e demissões, executiva é demitida da CNN Brasil

Imagem com foto da executiva Renata Afonso, ex-presidente da CNN Brasil
Renata Afonso, CEO da CNN Brasil, pediu demissçao do canal de notícias (foto: Reprodução)

Renata Afonso anunciou nesta segunda-feira (21) que está deixando o cargo de presidente da CNN Brasil. Em comunicado distribuindo para os profissionais do canal de notícias, a jornalista diz ver como encerrado o ciclo de mudanças promovidas na empresa sob sua gestão, que durou 18 meses. “A CNN Brasil está preparada para um novo ciclo. Encerro essa etapa realizada pela oportunidade de ter vivido tudo que vivemos e pelo que conquistamos até aqui”, disse a executiva. O cargo será ocupado pelo presidente do conselho executivo da empresa, João Camargo, até o término do período de transição de gestão.

Conforme adiantou o TV Pop com exclusividade no fim de outubro, Renata surpreendeu funcionários na noite do dia 28 daquele mês com uma mensagem em tom de despedida. Em seu discurso, feito no meio da Redação, ela afirmou que não sabia qual seria o seu novo papel na companhia, que se prepara para anunciar a chegada de um novo presidente. Na ocasião, a diretora explicou que estava conversando com Rubens Menin –proprietário da empresa– para saber se seguirá ou não em seu cargo na rede, que tem acumulado resultados ruins nos últimos meses. Agora está confirmado que ela está de saída do canal de notícias.

No período em que esteve à frente da CNN Brasil, Renata Afonso comandou a cobertura das eleições deste ano e as relações com o mercado publicitário. Contratada em abril de 2021 para substituir Douglas Tavolaro, ela instituiu uma severa política de austeridade nos gastos do canal de notícias e foi a responsável pela criação de uma série de regras de compliance, área negligenciada pela chefia anterior. Renata, no entanto, também mudou a linha editorial da CNN Brasil. A executiva escanteou o hard news e passou a priorizar conteúdos de amenidades, em um bloco chamado CNN Soft.

A iniciativa trouxe novos anunciantes para a companhia em um primeiro momento, mas afugentou marcas que estavam na emissora desde a sua fundação. Os índices de ibope também afundaram –quase nenhuma atração consegue superar a barreira de 0,5 ponto no Painel Nacional de Televisão (PNT) da Kantar Ibope Media. Os telejornais, antes com fila de anunciantes, estão em sua grande maioria sem patrocinadores. “Tudo isso só foi possível por ter ao meu lado um time competente, apaixonado pelo que faz e que se agiganta nos grandes momentos”, disse ela no comunicado de despedida. Segundo informações da coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, a nova estrutura da CNN Brasil será apresentada em breve.

Segundo o jornalista Gabriel Oliveira, do TV Pop, a gestão de Renata Afonso começou a ser cobrada por melhores resultados há cerca de seis meses, em um movimento coincidente com a ascensão dos resultados da Jovem Pan News. Ela, no entanto, não conseguiu atingir as metas desejadas por Rubens Menin, único acionista e até então presidente da empresa. Banqueiro e cartola informal do Atlético-MG, ele nunca se envolveu de forma direta com o canal, e deixava a maior parte das decisões nas mãos da executiva, que era o maior nome no organograma da companhia então.

Insatisfeito com os resultados da CNN Brasil, Menin optou por abrir mão da presidência de sua própria criação. Ele contratou o empresário João Camargo, politicamente alinhado com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e com experiência em outros veículos de comunicação, como a BandNews FM e a Rádio Disney, para o posto. Camargo assumirá o cargo já nos próximos dias e, diferentemente de seu antecessor, terá papel ativo no dia a dia da companhia. O canal de notícias ainda não se manifestou publicamente sobre a saída de Renata Afonso e a contratação do empresário João Camargo até a publicação deste texto.

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