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Estudo de audiência inédito dá novo fôlego ao SBT e liga sinal de alerta na Globo

Foto do apresentador Silvio Santos, estudo de audiência deu novo fôlego para o SBT
Silvio Santos é o dono do SBT: emissora segue como vice-líder de audiência na maior parte do país (foto: Francisco Cepeda/AGNews)

Um estudo de audiência inédito realizado pelo departamento de inteligência da Globo, com base em dados oficiais da Kantar Ibope Media, joga luz em uma série de aspectos pouco conhecidos da disputa das emissoras pela preferência dos telespectadores em todo o país. Em um de seus pontos mais chamativos, a pesquisa revelou que o SBT continua sendo vice-líder de ibope na média que considera todas as regiões que contam com aferição de audiência — no Painel Nacional de Televisão, que considera apenas os dados de 15 cidades, a emissora foi ultrapassada pela Record.

A reportagem do TV Pop teve acesso, com exclusividade, aos resultados revelados pelo levantamento da Globo: levando em consideração os dados das 76 praças que tiveram pesquisas da Kantar Ibope nos meses de 2022, a emissora de Silvio Santos assegurou a segunda colocação entre as emissoras abertas, com média de 4,0 pontos entre 7h da manhã e meia-noite, tendo perdido 15% de seu público na comparação com 2021, ano em que anotou 4,7 pontos. A Record, terceira colocada, caiu 11% e marcou média de 3,9 pontos, enquanto a Globo acumulou 17,7 pontos.

O que você precisa saber

  • Um estudo de audiência inédito revela que o SBT continua sendo vice-líder de audiência na maior parte do país;
  • Os serviços de streaming, no entanto, já têm mais público do que a soma da Record com a emissora de Silvio Santos;
  • A Globo permanece na liderança na maioria esmagadora das cidades: das 76 cidades aferidas, a emissora é líder em 71;
  • No entanto, a emissora teme que as cinco cidades em que o streaming já lidera possam ser o indicativo de uma tendência;
  • Os dados apontam que quanto maior o público do streaming, menor o ibope da Globo.

Tal qual observado nas praças que integram o Painel Nacional de Televisão, os serviços de vídeo sob demanda já são a segunda maior força de audiência em todo o território nacional: plataformas como Netflix, HBO Max e Prime Vídeo tiveram, juntas, média de 9,7 pontos no ano de 2022 (um incremento de 7% na comparação com 2021). Além disso, o estudo revelou que o crescimento das plataformas de streaming tem relação direta com os índices da Globo: nas regiões em que os serviços têm seus piores números, a emissora de TV se destaca e crava suas melhores performances:

GLOBO x STREAMINGS

REGIÃO
GLOBO
VOD
Nordeste
19,8
9,4
Sul
17,8
9,8
Sudeste
17,5
9,9
Centro-oeste
15,2
10,0
Norte
15,2
9,8
Fonte: Kantar Ibope Media, com dados de 76 cidades

Mesmo com dados animadores na maioria das cidades do país, o departamento de inteligência da Globo ligou o sinal de alerta — apontado no estudo como “pontos de atenção” — para os números observados em cinco localidades. A emissora perdeu a liderança e foi vencida pelos serviços de vídeo sob demanda em Chapecó (Santa Catarina), Marabá (Pará), Palmas (Tocantins), Sinop (Mato Grosso) e Tangará da Serra (Mato Grosso) — em Palmas e em Tangará da Serra, o canal perdeu mais da metade de sua audiência em um intervalo de apenas três anos.

A pesquisa também revela quais são os pontos mais fortes das plataformas de streaming: o conjunto de serviços de vídeo sob demanda passou a ter destaque entre os mais jovens, principalmente entre pessoas com 4 e 17 anos — 35% do público dos streamings nas 76 cidades está concentrado nesta faixa etária, praticamente expulso pelas emissoras de TV aberta nos últimos anos. A Globo, por sua vez, leva vantagem entre os mais velhos, com o seu público majoritariamente entre pessoas com 35 e 59 anos (43%) — os mais jovens representam 7% do ibope da líder de audiência.

Para a Globo, o balanço do ano de 2022 foi majoritariamente positivo: líder de audiência em 71 das 76 cidades aferidas pela Kantar Ibope, a rede observou uma alta de 8% em dois anos, número que representa a preferência de 44,0% dos televisores ligados em todo o país. Além disso, uma mesma atração da emissora foi responsável pelas três maiores audiências do ano no país. Levando em consideração apenas programas regulares, o Jornal Nacional dominou o top 3 e teve média de 52,3 pontos em Macapá (Amapá), 51,1 em Caxias (Maranhão) e 48,9 em Caruaru (Pernambuco).

Em 2022, a região que mais assistiu televisão foi Cabo Frio, no Rio de Janeiro: os moradores da região acompanharam conteúdos das emissoras de TV por cerca de 7h02min por dia. A cidade que mais assistiu a Globo foi Pelotas, no Rio Grande do Sul, em que cada morador acompanhou a programação da líder de audiência por 5h32min. Rondonópolis, no Mato Grosso, foi responsável por liderar o tempo de consumo do streaming — cada pessoa da cidade assistiu, diariamente, cerca de 6h05min das atrações disponíveis em plataformas de vídeo sob demanda.

A seguir, confira o ranking das cidades — sem levar em consideração integrantes do Painel Nacional de Televisão — em que a Globo teve os seus melhores desempenhos no ano passado:

Pelotas
Macapá
Caxias
Itabuna + Ilheus
Santa Maria
Cachoeiro do Itapemirim
Itumbiara
Caruaru
Linhares
10ºMaringá
11ºParanavaí
12ºBaixada Santista
13ºMossoró
14ºCabo Frio
15ºTeresina + Timon
16ºAracaju
17ºNova Friburgo
18ºJoão Pessoa
19ºPasso Fundo
20ºVolta Redonda
21ºSão Luís
22ºCampina Grande
23ºFrancisco Beltrão
24ºJuazeiro do Norte + Crato + Barbalha
25ºFoz do Iguaçu
26ºSanta Cruz do Sul
27ºNatal
28ºCriciúma
29ºCaxias do Sul
30ºMontes Claros
31ºRio Verde
32ºGrande Imperatriz
33ºVarginha
34ºCatalão
35ºCascavel
36ºGuarapuava
37ºCampos dos Goytacazes
38ºPonta Grossa
39ºJuiz de Fora
40ºUberlândia
41ºPresidente Prudente
42ºItapetininga
43ºMaceió
44ºRibeirão Preto
45ºUberaba
46ºColatina
47ºTaubaté
48ºCastanhal
49ºCuiabá + Várzea Grande
50ºSão José dos Campos
51ºCampo Grande
52ºDivinópolis
53ºAglomerado de Luziânia
54ºSorocaba
55ºGovernador Valadares
56ºPalmas
57ºBalsas
58ºCianorte
59ºUmuarama
60ºBauru
61ºSão Carlos
62ºJataí
63ºLondrina
64ºSão José do Rio Preto
65ºDourados
66ºAnápolis
67ºPorto Velho
68ºRondonópolis
69ºTangará da Serra
70ºPato Branco
71ºJoinville
72ºMarabá
73ºRio Branco
74ºBoa Vista
75ºChapecó
76ºSinop

Por fim, veja a comparação da audiência das emissoras abertas, televisão por assinatura e plataformas de vídeo sob demanda em 2021 e 2022:

AUDIÊNCIA PELO BRASIL

PLAYER
2021
2022
Globo
18,1
17,7
VOD
9,1
9,7
SBT
4,7
4,0
Record
4,4
3,9
TV Paga
4,6
3,1
Fonte: Kantar Ibope Media, com dados de 76 cidades

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