Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

SBT copia a Globo e se inspira no Mais Você em grafismo do Vem Pra Cá

Patricia Abravanel no Vem Pra Cá de 14 de junho: SBT copiou identidade visual de programa da Globo (foto: Reprodução/SBT)
Patricia Abravanel no Vem Pra Cá de 14 de junho: SBT copiou identidade visual de programa da Globo (foto: Reprodução/SBT)

O Vem Pra Cá teve mudanças na sua identidade visual na edição desta segunda-feira (14). A partir de agora, a revista eletrônica tem uma tarja que se reveza entre a hora certa e informações sobre o tempo em diversas cidades do país, e não fica mais com o seu logo fixo na tela durante toda a exibição. O box com o clima regional, no entanto, não é uma novidade na televisão brasileira. Pelo contrário: a novidade nada mais é do que uma cópia descarada do Mais Você, concorrente direto do programa do SBT.

A atração comandada por Ana Maria Braga conta com o mesmo elemento gráfico há quase dois anos. A novidade, inspirada no pacote gráfico adotado pelos telejornais locais da Globo em 2017, foi implantada no programa matinal em maio de 2019 e já até passou por alterações desde então. Atualmente, a “caixa” com a hora certa e com o tempo das cidades é baseada na paleta de cores do programa e conta com cantos arredondados, assim como a versão que o SBT colocou no ar na manhã de segunda-feira.

Novo visual do Vem Pra Cá foi copiado do Mais Você (foto: Reprodução/SBT e TV Globo)
Novo visual do Vem Pra Cá foi copiado do Mais Você (foto: Reprodução/SBT e TV Globo)

Além das cores, adaptadas para o pacote visual do Vem Pra Cá, a única diferença entre as tarjas é que o Mais Você não exibe apenas o horário de Brasília. A atração de Ana Maria Braga mostra a hora certa de diversas regiões, da mesma forma que acontece em outros programas e jornalísticos nacionais que usam o box, como o É de Casa e o Hora 1, que implantou a novidade há uma semana. No SBT, o único horário exibido é o de Brasília, tal qual acontece nos telejornais da rede, exibidos com um relógio analógico na lateral da tela.

A reportagem do TV Pop apurou que, assim como praticamente tudo que acontece na revista eletrônica, a inclusão das informações de hora e tempo no Vem Pra Cá foi um pedido de Patricia Abravanel para o setor de criação visual da emissora. Nos bastidores do matinal, o comentário é de que a filha de Silvio Santos está tentando acompanhar seus concorrentes e se inspirado em coisas que, na opinião dela, dão certo nos rivais. E ela, de fato, já se inspira em Ana Maria Braga há algum tempo. Na estreia da revista eletrônica, em março, a herdeira do SBT usurpou até mesmo o tradicional “acorda, menina”, um dos bordões mais conhecidos da titular do Mais Você.

Leia mais