Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

Incômodo, climão e Caetano Veloso: a verdade da entrevista de Luísa Sonza no Fantástico

Foto da cantora Luísa Sonza no estúdio do Fantástico
Luísa Sonza se incomodou com pergunta sobre Chico Moedas no Fantástico (foto: Reprodução/TV Globo)

Luísa Sonza voltou a virar tema das rodas de fofoca depois uma entrevista concedida para Poliana Abritta na quarta (11): o encontro da cantora com a jornalista, que será exibido pelo Fantástico no final deste mês, virou alvo de boatos depois que o programa Fofocalizando, do SBT, afirmou que a artista teria abandonado a gravação do dominical depois de ter sido questionada do acordo judicial feito em um processo por injúria racial. Na atração da emissora de Silvio Santos, Isabele Benito garantiu que a intérprete de Chico havia desistido de participar da revista eletrônica.

“Ela respondeu a um processo em que uma mulher afirmou que sofreu preconceito. A informação que eu tenho é que ela desistiu da entrevista. Ela levantou, às três horas da tarde, falou que não iria dar mais entrevista. A Poliana ficou intacta, a produção não sabia o que fazer, foi um pitizeiro. Começou uma negociação, que demorou três horas. A Luísa só se acalmou e voltou, terminou a entrevista mais ou menos e fez o show às 18h, quando teriam prometido que na edição teriam retirado essa pergunta”, afirmou a apresentadora do SBT Rio no programa exibido na quinta (12).

Nenhuma das informações dadas pelo Fofocalizando e por Isabele Benito, no entanto, sequer chegou perto da realidade. O TV Pop teve acesso, com exclusividade, ao arquivo bruto da entrevista de Luísa Sonza para o Fantástico e constatou informações totalmente diferentes das veiculadas pelo programa vespertino do SBT. A artista, de fato, se incomodou com a abordagem da Globo em diversos temas, principalmente em aspectos relacionados ao seu antigo namoro com Chico Moedas e com o acordo judicial celebrado depois da acusação de racismo feita por Isabel Macedo.

Antes do início oficial da gravação, Poliana e Luísa trocaram figurinhas sobre diversos assuntos: a jornalista, por exemplo, quis saber mais sobre as razões da cantora ter deixado Porto Alegre pra viver no Rio de Janeiro. Entretida com o bate-papo informal, a artista chegou a brincar com a apresentadora nos bastidores, perguntando se o lado (posicionamento de palco) que ela foi colocada importava ou era aleatório. “Importa. Normalmente eu fico nesse. Falam que a gente é igual dupla sertaneja, a Maju tá sempre aí e eu sempre de cá”, respondeu a jornalista, aos risos.

O papo de bastidor continua. Em dado momento, Poliana pergunta para Luísa sobre seu relacionamento com Rita Lee, e pergunta se poderia falar sobre o tema na entrevista oficial. “Eu tinha um contato não direto, sabe? Quando eu tive a oportunidade a conhecer, ela foi para uma apresentação do Grammy, que eu apresentei Rita Lee junto com outros artistas. A gente conversava, passou a conversar pela Silvia [Venna, empresária]. Ela já estava bem malzinha. A Rita, pessoalmente, não conheci”, afirmou a ex-mulher de Whindersson Nunes.

Luísa Sonza revelou até parceria com Caetano Veloso

As duas seguiram trocando figurinhas por mais alguns minutos. No último tema abordado antes do material que irá ao ar na televisão, Poliana pergunta para Luísa sobre as parcerias musicais que ela tem firmado nos últimos tempos. “Vamos falar das parcerias? Com o Baco Exu… o álbum tá cheio de parcerias, é Demi Lovato, Duda Beats, Marina Sena”, afirmou a apresentadora, interpelada pela cantora, que corrigiu a pronúncia de Duda Beat e aproveitou para complementar. “Tem surpresa na última do álbum, que não lançou ainda. É o Caetano, mas ninguém sabe ainda”, revelou.

Interessada, a titular do Fantástico se empolga e pede para que ela faça o lançamento da canção no dominical. “Poxa, isso você tinha que estar lançando aqui”, sugeriu. “Vou lançar um clipe aqui e hoje, mas essa vai ser só mais pra frente. Quem sabe daqui uns três meses a gente volta aqui?“, brincou a loira. Poliana, então, pergunta por mais detalhes da parceria. “É uma regravação de You Don’t Know Me. Tá lindo”, entregou. A gravação oficial começou logo depois, com a jornalista anunciando a convidada como “musa pela metade, caos em destruição e arqui-inimiga da vaidade”.

O primeiro tema da entrevista oficial é sobre a mudança de Luísa Sonza desde Pandora até Escândalo Íntimo, seu trabalho mais recente. “É um processo de me conhecer artisticamente. Nestes primeiros anos de carreira solo eu acabei me aprofundando aos poucos em mim mesma. É também um processo pessoal, eu comecei com 17 anos, ainda não tinha muita coisa maturada, tinha medo de muita coisa. Eu sendo do interior… a gente chega na cidade grande e fica acoada. Mas sempre cheia de atitude, até demais, mas ao mesmo tempo retraída e tímida”, pontuou a cantora.

O início do incômodo de Luísa Sonza

Quase dez minutos se passam sem nenhuma intercorrência, até que Poliana Abritta aborda o episódio da revelação de infidelidade no Mais Você, que teria transformado a música Chico “em um hino de corações partidos”, quando a jornalista questiona se ela havia decidido ler a mensagem para quebrar um modelo de sua criação. Luísa confirma, e afirma que aquele dia representou uma “quebra de ciclo”. “Quando eu descobri tudo o que aconteceu, se eu não pegar o protagonismo para mim, eu vou virar chacota e tudo vai se virar contra mim”, desabafou a cantora.

“Eu já tinha passado por outras coisas em que eu fui culpada por ter ficado quieta demais. Então, antes de tudo, eu queria esse protagonismo para mim. Eu queria ter força para sair disso, e para isso eu precisava de uma medida tão forte quanto a medida que eu tomei de me expor, de me amar, de fazer uma música tão linda de amor… A traição, muitas vezes, beneficia o homem, para ele sair de garanhão, de isso e daquilo. E a mulher ela saí como a que não deu conta, que tem algo de errado. Eu quis virar esse jogo. Feio é você, ruim é o outro. Eu estava frágil”, assegurou a cantora.

Na sequência, Luísa revela os bastidores daquela manhã na Globo. “A Ana Maria foi muito acolhedora. Eu cheguei lá no programa, conversamos no camarim e eu disse que não sabia o que fazer. Tinha todo um cenário para fazer Chico, toda uma coisa romântica, vídeos meus que a produção separou nas redes sociais, o meu ex-namorado no telão. Não tinha como fingir que nada estava acontecendo, já estava rolando um burburinho. Eu disse pra Ana Maria que não conseguiria cantar Chico. Conversamos por muito tempo, choramos juntas, e eu falei do texto”, relembrou.

Finalmente o climão

Bem menos efusiva do que nos primeiros minutos da conversa, Luísa Sonza decidiu sinalizar explicitamente que estava incomodada com os rumos da entrevista. “São assuntos tão delicados, eu acho muito desconfortável. Eu entendo que eu sou uma pessoa pública, que temos que conversar aqui, que você como jornalista tem que me perguntar, até porque, enfim… É uma coisa que todo mundo sabe. Só que é muito desconfortável eu falar sobre um assunto assim em rede nacional, várias vezes. É uma bola de neve. A minha intenção era só ter uma música de amor”, afirmou.

“Quando você bota a sua vida no palco, como você botou, as pessoas participam da sua vida”, retrucou Poliana. “Só é gente curiosa. A galera quer saber, a galera é curiosa, a gente passa por isso, infelizmente. Eu não vejo dessa maneira. Já que você coloca a sua música, as pessoas tem o direito de falarem o que quiserem, perguntar o que quiserem, e eu tenho que responder por ser o meu dever? Não! Só que obviamente a gente fica meio preso a esse lugar, porque eu tenho que divulgar o meu álbum. E nunca ninguém vai me tirar essa música”, garantiu a artista.

“Acho que ela fala mais de você do que do outro”, prosseguiu a apresentadora do Fantástico. “Com toda a certeza. Ela é uma música que fala sobre mim, do que eu sou capaz de fazer por amor e tudo mais. E a gente quer fazer versão em inglês e espanhol dessa música. Estamos mexendo os pauzinhos para fazer versões em outros idiomas. É uma música muito linda, e é um feito que eu tenho muito orgulho. É uma música linda”, concluiu a cantora.

Foto de Luísa Sonza e Poliana Abritta no estúdio do Fantástico
Sem barraco: Luísa Sonza e Poliana Abritta deram as mãos após terminar entrevista no Fantástico (foto: Reprodução/TV Globo)

Luísa deixou o palco após ser confrontada com condenação?

Diferentemente do que foi informado pela Folha de S.Paulo e pelo Fofocalizando, Luísa não abandonou o palco do programa e tampouco parou a gravação. Logo depois do incômodo envolvendo os desdobramentos da música Chico, Poliana Abritta decidiu abordar o processo que a cantora respondeu por injúria racial. “Ao mesmo tempo que isso aconteceu, que você foi na Ana Maria, saiu uma informação de que tinha sido encerrado um processo que você respondia por racismo, que você fez uma retratação e pagou indenização. Como ficou esse episódio para você?”, questionou.

Sem nenhuma pausa ou interrupção, a cantora respondeu a pergunta. “Foi um processo de danos morais que aconteceu em 2020. E isso [o acordo] foi antes, pra mim foi encerrado antes [de sua participação no Mais Você]. Essa notícia não tem a ver [com a leitura da carta]”, afirmou a cantora, que foi interrompida pela jornalista. “No mesmo dia em que você esteve na Ana Maria Braga, saiu a notícia de que o processo tinha sido encerrado. Por isso que eu te pergunto”, rebateu a titular do Fantástico.

“Que bom! Mas foi isso. Eu falo mais sobre esse assunto, que eu acho que é um assunto delicado, é um assunto que envolve outra pessoa, e o combinado com essa outra pessoa é da gente deixar, não falar sobre isso. E eu respeito isso, acima de tudo. Eu tenho muito cuidado de falar, muita cautela em como falar sobre esse assunto. Eu falo no meu documentário, de uma maneira mais clara, sobre tudo isso. É um assunto super importante, que tem que ser levado a sério, debatido e é isso”, concluiu a artista. Na sequência, Poliana volta ao tema carreira e fala sobre o Prêmio Multishow.

A entrevista continuou, até o seu encerramento, sem nenhuma intercorrência — a última pergunta do programa é sobre o que Luísa Sonza tem o hábito de escutar, e a artista diz estar vivendo um momento “muito forte” com Bossa Nova, dizendo ter estudado muito o gênero, e a afirma estar escutando toda a discografia de Chico Buarque, além de rock brasileiro e músicas dos anos 1980. A última fala da gravação é com Poliana Abritta chamando a estreia do clipe de Surreal, com as duas dando as mãos. A filmagem oficial é encerrada, e as duas voltam a conversar sobre amenidades.

Poucos minutos depois, Luísa Sonza voltou ao palco do programa, mas desta vez apenas para fazer seu show, assim como acontece com a maioria dos artistas que vão aos estúdios do Fantástico de maneira presencial. Com o término da apresentação, os trabalhos foram encerrados dentro do cronograma previsto originalmente, sem nenhum tipo de atraso.

Mesmo com os climões, Poliana e a cantora continuaram conversando nos bastidores por um longo tempo, trocando risadas e desabafos — o arquivo bruto mostra as duas trocando até mesmo recomendações de filmes. Na televisão, o encontro de Luísa Sonza com Poliana Abritta deverá ser exibido apenas em 29 de outubro.

Leia mais