Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Ratinho aposta em famosos cozinhando para conseguir vencer a Record

Emissora de Ratinho prepara novidades para vencer afiliada da Record (foto: Reprodução/SBT)
Emissora de Ratinho prepara novidades para vencer afiliada da Record (foto: Reprodução/SBT)

Alguém aí pediu mais alguns programas de culinária? Provando que a televisão brasileira ainda não conseguiu espremer até a última gota do gênero, Ratinho decidiu investir pesado no gênero para reposicionar a Rede Massa, afiliada do SBT no Paraná, na vice-liderança em Curitiba. A emissora do apresentador irá apostar em diversos programas do gênero, comandados por medalhões nacionalmente conhecidos na rede de Silvio Santos, para tentar desbancar a RIC, parceira da Record e recuperar a medalha de prata na capital paranaense.

Além do Cozinhando no Supermercado, projeto adiantado pelo TV Pop, com apresentação de André Vasco e Rafael Massa, o grupo de emissoras de Ratinho enviou ao mercado publicitário uma série de outras competições culinárias. Sucesso de A Praça é Nossa, o humorista Matheus Ceará encabeçará um dos principais projetos da rede: o programa Maravilhosa Cozinha de Matheus Ceará, com exibição prevista para as manhãs dos finais de semana, receberá a cada semana um novo convidado, que junto com Ceará preparará uma nova receita, sempre com uma dose de humor.

Praticamente onipresente na programação do SBT, o chef e apresentador Carlos Bertolazzi, é o responsável pelo programa Receita de Família, já transmitido pela afiliada do canal em Santa Catarina. Com exibição prevista para as noites de sábados, antes do SBT Brasil, o programa terá treze participantes, que irão expor receitas tradicionais das suas famílias, enquanto Bertolazzi terá o desafio de reproduzir os pratos propostos pelos convidados.

Apresentadora do SBT no Rio de Janeiro, Isabele Benito é a titular do Cozinheiro vs Chefs, já exibido por diversas parceiras da rede de Silvio Santos, e que chegará também a Rede Massa. No formato, cozinheiros e chef encaram dois desafios: um de preparar, na hora, um prato típico da culinária brasileira e o outro de preparar um menu para clientes de paladar apurado. No final de cada episódio, os participantes serão avaliados por especialistas.

Praticamente uma TV MasterChef

Marca registrada da televisão brasileira desde o fenômeno do MasterChef, que corre risco de ser encerrado pela Band no final do ano justamente por conta do desgaste do formato, os programas de culinária seguem sendo uma aposta segura para a maioria das TVs. De fácil produção, com custos baixos e alto potencial de lucro, o gênero costuma dar alegria para os canais. Ratinho, porém, parece querer transformar a Rede Massa em uma espécie de TV MasterChef.

Além dos formatos citados anteriormente, a afiliada do SBT também está comercializando o Cozinhando com as Estrelas, com exibição prevista também para as manhãs de final de semana. A atração receberá famosos da televisão e do mundo da música, que serão postos a prova com receitas rápidas, práticas e teoricamente saborosas direto de suas casas, através de uma vídeo chamada feita pelo apresentador Chef Taico (quem?).

Acha que acabou? Não acabou. Outro dos destaques da Rede Massa é o Cozinha 20 Minutos, que reunirá quatro alunos de gastronomia, que serão desafiados por um chefe de cozinha a replicar um prato especial em apenas 20 minutos. O interesse no gênero é tão grande que há a proposta de um formato quase idêntico: é o Cozinha às Cegas, em que três estudantes de gastronomia terão a missão de replicar um prato proposto por um chef renomado.

Por fim, Ratinho promete apostar até em documentários gastronômicos. O espaço Chefs na Rua, previsto para ir ao ar nas noites de sábado, mostrará receitas, personagens, histórias e curiosidades do mercado de street food no Brasil e em países como Marrocos, Málasia e Tailândia. A apresentação será de Mauricio Schuartz (mais uma vez: quem?).

Leia mais