Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
THE CHOSEN

SBT resgata ideia de Silvio Santos para vencer Globo com série bíblica

Ator Jonathan Roumie como Jesus na série bíblica The Chosen
Jonathan Roumie como Jesus na série bíblica The Chosen; SBT definiu data de estreia da produção (foto: Reprodução)

O SBT definiu a data de estreia da série bíblica americana The Chosen: Os Escolhidos. De acordo com informações divulgadas, o canal paulista decidiu reviver uma clássica estratégia de Silvio Santos para a transmissão da produção que é sucesso de audiência mundial. Comprada em agosto deste ano, a aposta da rede tem previsão de estreia para o dia 18 de dezembro na faixa atualmente ocupada pelo Programa do Ratinho.

Segundo o site F5, da Folha de S.Paulo, a atração de auditório de Carlos Massa seguirá normalmente na programação, mas irá ao ar mais tarde com a chegada da novidade. A ideia da emissora é que The Chosen seja exibida assim que terminar a novela das nove da Globo. Com isso, a abertura da produção bíblica começará quando Terra e Paixão estiver subindo os créditos de encerramento. A estratégia foi criada pelo próprio SBT, em 1985, com a clássica Pássaros Feridos (1983).

+ Sampaio morre em Mulheres de Areia? Saiba o que acontece com o personagem
+ Fim da linha: SBT acaba com dois telejornais e define detalhes de nova programação

A trama do sacerdote que se apaixona por uma doce jovem de um povoado só começava após o fim do capítulo de Roque Santeiro (1985), sucesso de ibope da Globo. A ideia foi repetida por Silvio Santos em 2008, com a reprise da versão original de Pantanal (1990), da extinta TV Manchete (1983-1999). A trama de Juma Marruá (Cristiana Oliveira) só começava com o final de A Favorita (2008). A chamada de divulgação fez história com a frase: “Quando terminar a novela da Globo, A Favorita, troque de canal e veja Pantanal”.

A aquisição de The Chosen pelo SBT foi antecipada com exclusividade pelo TV Pop em agosto deste ano. A emissora adquiriu os direitos de transmissão das três temporadas e de dois especiais. O seriado, que continua em produção nos Estados Unidos, conta atualmente com 28 episódios. Fenômeno de público nas plataformas de streaming, The Chosen nasceu como um curta-metragem produzido apenas para uma igreja dos Estados Unidos. A série conta a história de Jesus Cristo a partir do ponto de vista de seus apóstolos.

A produção chamou a atenção de um serviço gospel de vídeo sob demanda, que decidiu testar a recepção do público disponibilizando o conteúdo em uma rede social. O curta acabou virando um sucesso instantâneo, e a ideia virou alvo de uma campanha de financiamento coletivo. Cerca de R$ 50 milhões foram arrecadados para a produção da primeira temporada. Com o sucesso, The Chosen virou até filme. Os dois primeiros e os dois últimos episódios da terceira temporada foram lançados nos cinemas dos Estados Unidos e foram um sucesso de público.

Leia mais