Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
ESTREIA FLOPADA

Zig Zag Arena não empolga e Fernanda Gentil chega a perder para o SBT

Fernanda Gentil no estúdio do Zig Zag Arena
Fernanda Gentil é a apresentadora do Zig Zag Arena: derrota para o SBT em plena estreia (foto: Reprodução/TV Globo)

A audiência da estreia do Zig Zag Arena foi condizente com o conteúdo entregue pelo programa: decepcionante. Sem graça, arrastada e confusa, a nova aposta da Globo para ganhar capilaridade tardes de domingo chama mais atenção pela excentricidade do seu cenário do que pela dinâmica. O formato, criação original da emissora líder de audiência, nada mais é do que uma versão enfadonha e chata do Passa ou Repassa. O resultado? Em pleno primeiro episódio, o programa sofreu para se manter em primeiro lugar durante o confronto com o Domingo Legal, que exibia um game show de uma rede varejista. De acordo com os dados prévios, apenas quatro décimos separaram as emissoras.

Durante a faixa em que Fernanda Gentil e Celso Portiolli estiveram no ar simultaneamente, entre 14h32 e 15h07, a nova atração da Globo levou a melhor e marcou média de 9,9 pontos, contra 9,5 do concorrente. Porém, o Zig Zag Arena afugentou boa parte dos telespectadores da Globo: antes dele entrar no ar, a emissora marcava 11,1 pontos exibindo a Espiadinha Globoplay, com uma série desconhecida do grande público, e o SBT cravava 9,1. Apesar da vantagem inicial, o novo game show chegou a ser superado durante 11 minutos não consecutivos pela rival.

Em seu horário completo, das 14h32 às 15h44, o primeiro episódio da criação da Globo teve média de 10,1 pontos na Grande São Paulo e foi sintonizada por 19,1% dos televisores ligados na região — o índice representa uma queda de 20% em relação ao obtido pela emissora nos últimos quatro domingos, com a exibição do The Voice Kids. Apesar disso, a atração conseguiu se manter na liderança: o SBT, exibindo o Domingo Legal e parte do programa Eliana, foi vice-líder com média de 8,4 pontos. A Record, com o Cine Maior e o Hora do Faro, ficou em terceiro com 7,2.

A estreia de Fernanda Gentil nas tardes de domingo também foi responsável por um feito extremamente raro: ela foi menos assistida que a Espiadinha Globoplay. O primeiro episódio de Magnum P.I., que antecedeu a estreia na grade de programação, marcou média de 10,5 pontos e alcançou pico de 11,5 — a première de Zig Zag Arena não conseguiu superar essa marca, mesmo tendo sido beneficiada pela espera do futebol, e teve audiência máxima de 11,1 pontos, em seu primeiro minuto no ar.

Diferentemente do que foi dito pela apresentadora no encerramento, definitivamente não foi uma estreia com o pé direito. A tendência é que a atração perca ainda mais público nas próximas semanas e sofra, inclusive, até com os filmes excessivamente reprisados da Record. Mesmo na estreia, o game show chegou a ter dificuldades de se impor diante do Cine Maior. Às 15h15, por exemplo, o placar era de 9,9 para Fernanda Gentil e 9,3 para o Motoqueiro Fantasma. Cada ponto representa 76.577 domicílios e 205.377 indivíduos na região metropolitana de São Paulo.

Leia mais