Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

Sikêra Jr. processa âncora do Balanço Geral e exige retratação na Record

Foto do apresentador Sikêra Jr.
Sikêra Jr. exige direito de resposta na programação da Record (foto: Reprodução/TV A Crítica)

Sikêra Jr. e seus advogados continuam movimentando os tribunais. Dessa vez, o apresentador do Alerta Nacional afirma ter sido prejudicado profissionalmente e pessoalmente por comentários feitos por José Eduardo Alves, o Bocão, há quase dois anos no Balanço Geral de Salvador. Os advogados do âncora da RedeTV! deram entrada em um processo contra o funcionário da Record na quinta-feira (18) e exigem que o jornalista seja obrigado a pagar uma indenização de R$ 44 mil, além da veiculação de uma retratação no programa da emissora concorrente durante dois dias.

De acordo com os autos da ação protocolada na 12ª Vara do Juizado Especial Cível de Manaus, aos quais a reportagem do TV Pop teve acesso em primeira mão, Sikêra Jr. se queixa por ter sido chamado de mentiroso por José Eduardo durante a edição de 22 de abril de 2020 do Balanço Geral da TV Itapoan. Neste dia, Bocão fez duros comentários sobre a postura adotada pelo colega na cobertura do noticiário da crise sanitária em Manaus. “Tem apresentador aí que mente, mente porque já nasceu mentiroso, e precisa da mentira para subir”, sentenciou ele.

Na mesma ocasião, Alves defendeu o isolamento social e desafiou o titular do Alerta Nacional, desta vez de forma nominal, a colocar sua mulher e filhos na rua em meio ao caos que atravessava a saúde pública da capital manauara, e afirmou que o apresentador da RedeTV! tinha interesses obscuros. “Esse apresentador, que deve ter interesses outros, surgiu de paraquedas e não sabe onde está pisando. Se ele quiser o debate comigo, é na hora, não precisa ser na televisão e nem no circo, lugar em que ele está acostumado a ir”, disparou o jornalista.

De acordo com Rannieri Cavalcanti Lopes, advogado de Sikêra Jr., o contratado da Record fez “inúmeras acusações desprovidas de comprovação probatória, cometeu crimes contra honra e deixou algumas acusações entre linhas” com o objetivo de “macular a honra e a imagem do apresentador, causando prejuízos de ordem moral, visto que o pronunciamento se deu em rede nacional de TV, sendo veiculado também na internet” — José Eduardo Alves, porém, nunca apresentou um programa veiculado em cadeia nacional, e o Balanço Geral comandado por ele sequer é estadual, indo ao ar apenas na região metropolitana de Salvador, enquanto o interior transmite uma outra versão do formato, liderada pelo jornalista Tom Ribeiro.

Curiosamente, Bocão e o titular do Alerta Nacional já haviam se acertado publicamente. Na mesma semana em que foi ao ar a controversa edição do Balanço Geral, Sikêra procurou o colega pelas redes sociais e desejou sorte para o rival, elogiando o seu trabalho e o parabenizando por sua família. José Eduardo, por sua vez, havia ressaltado não ter nada contra o funcionário da RedeTV! e afirmou que apenas havia dado a sua opinião, desejando ainda mais sucesso para o concorrente e saúde para a sua família.

Em entrevista para o UOL, publicada no dia 23 de abril de 2020, Sikêra Jr. comentou o assunto e disse que já havia superado o tema. “Eu nunca fiz mal nenhum a ele. Do nada me chamou de mentiroso… eu fiquei muito magoado, mas aí mandei essa resposta para ele. Não precisa de mim pra nada, não é verdade? Bom pra ele que ele seja forte na Bahia. Ele ganha o dinheirinho dele lá, e eu o meu aqui. Não quero tomar nada de ninguém. Bola pra frente”, afirmou ele, dando a entender que não planejava entrar com uma ação judicial para resolver o assunto.

Mudança de planos

Agora, quase dois anos depois de ter levantado bandeira branca para o apresentador da Record, o âncora do Alerta Nacional quer reviver o assunto na esfera judicial. Ele pede que a Justiça libere a exclusão dos vídeos do Balanço Geral de 22 de abril de 2020, assim como eventuais comentários feitos por José Eduardo Alves em suas redes sociais, com a devida sinalização de que os conteúdos foram suprimidos por uma decisão judicial, e exige que ele seja proibido de citar o seu nome a partir de agora, sob pena de pagamento de uma multa diária, a ser estipulada pelo juízo.

Na sequência, Lopes sinaliza que o seu cliente planeja ser indenizado por danos morais, e solicita até mesmo que o Tribunal de Justiça envie um ofício para a Associação Brasileira de Jornalismo para protocolar uma denúncia contra o apresentador da concorrente. “Pagamento de indenização por danos morais no importe de R$ 44 mil reais e o envio de um ofício para a comissão de ética da ABI, para apuração de infração disciplinar contra o réu, para que tomem conhecimento e adotem as medidas cabíveis”, sinalizou.

Por fim, o advogado de Sikêra Jr. comunica que exige ter espaço no Balanço Geral e nas plataformas digitais da Record para uma retratação. “A retratação, em matérias proporcionais ao agravo, deverá acontecer através do programa Balanço Geral, na TV Record, pelo período de dois dias, além das redes sociais e do site da Record e das páginas pessoais do réu, com publicação de decisão judicial e a veiculação de um vídeo gravado pelo advogado do autor”, concluiu ele.

Até a publicação deste texto, José Eduardo Alves e a Record não foram notificados sobre o processo. O Tribunal de Justiça do Amazonas já recebeu a ação, mas pediu na quinta-feira (19) para que o advogado de Sikêra Jr. anexasse corretamente a papelada em que seu cliente autorizava a abertura dos trâmites legais contra o seu concorrente — Rannieri Lopes havia anexado uma procuração antiga, datada de 9 de julho, em que o apresentador dava ciência da interpelação criminal e da queixa crime contra craque Neto, também antecipada em primeira mão pela reportagem.

A Record foi procurada para comentar sobre o assunto, mas a assessoria de imprensa da emissora não se comunica com o TV Pop.

Leia mais