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Band muda de ideia e desiste de produzir MasterChef com edições diárias

Foto da apresentadora Ana Paula Padrão, do MasterChef
Ana Paula Padrão é a apresentadora do MasterChef Brasil: duas temporadas em 2022 (foto: Kelly Fuzaro/Band)

Não vai ser dessa vez que o MasterChef Brasil ganhará edições diárias. Contrariando o planejamento original, antecipado por Henrique Fogaça em uma entrevista ao PodPah, a Band optou por recuar e irá manter o formato tradicional do reality show culinário neste ano, com exibição apenas nas noites de terça-feira. A emissora, diferentemente do jurado da atração, ainda não havia anunciado oficialmente que iria fazer mudanças no programa — o canal nunca se manifestou publicamente sobre a hipótese, nem para confirmar, tampouco para negar a informação.

A reportagem do TV Pop apurou que os executivos da emissora desistiram da modificação pelo receio de desgastar ainda mais o formato da competição. Os baixos índices de audiência de sua última edição, exibida entre julho e dezembro do ano passado, foram determinantes para a decisão, já que a 8ª temporada do confronto entre amadores acabou se tornando a responsável pela pior performance da franquia britânica no Brasil. Foram apenas 2,32 pontos de média na Grande São Paulo, uma queda de 67% na comparação com 2015, ano de maiores índices do programa.

Com a desistência, a Band produzirá duas temporadas do MasterChef ao decorrer de 2022. A primeira delas será a versão tradicional do formato, com a competição entre culinaristas amadores, que terá suas gravações iniciadas em abril e tem estreia prevista para o dia 12 do mesmo mês. Depois, no segundo semestre e ainda sem data definida, haverá uma nova edição da disputa com cozinheiros profissionais — é a quarta vez que este spin-off, que teve a sua a última temporada exibida há quatro anos, no final de 2018, será realizado pela emissora.

Além disso, o canal já está em busca de outros programas para ocupar o espaço que seria preenchido pelas edições diárias da competição comandada por Ana Paula Padrão. A diretoria da rede espera que os índices de audiência da sua linha de shows acabem turbinados pelos índices do Faustão na Band, que tem estreia confirmada para 17 de janeiro, e não cogita ocupar seu horário nobre com enlatados e reapresentações, como acontece atualmente. A tendência é de que novos formatos sejam adquiridos pela empresa, que já havia apostado na compra de 1001 Perguntas.

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