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NÃO FOI ARREPENDIMENTO

SBT topa acordo na Justiça após fala homofóbica de Patricia Abravanel

Patricia Abravanel nos estúdios do SBT
Comentários de Patricia Abravanel deixaram emissora de seu pai em maus lençóis (foto: Divulgação/SBT)

Os telespectadores do SBT foram surpreendidos desde 1º de janeiro com a exibição de um institucional produzido para desestimular o preconceito com lésbicas, gays, bissexuais, transgênero, queers, intersexuais e assexuais. A campanha, que conta com Patricia Abravanel como o seu principal rosto, está sendo veiculada em quase todos os intervalos da programação do canal em virtude de um processo movido contra a filha de Silvio Santos por conta de comentários homofóbicos em uma edição do Vem Pra Cá de junho de 2021.

Durante o antigo programa matinal, a herdeira do Baú da Felicidade afirmou que os conservadores brasileiros tinham o direito de tratar a população LGBTQIA+ de maneira intolerante, já que supostamente seria difícil falar sobre o assunto para os seus filhos. “Nós, que fomos educados com pais mais conservadores, estamos aprendendo, se (sic) abrindo. Mas acho que também é um direito [ser intolerante]. As pessoas deviam respeitar [a intolerância]. Por que não concordar em discordar? A gente pode ter opiniões diferentes”, pontuou ela, que não parou sua fala por aí.

Na sequência, a apresentadora tratou a causa com desdém e fez pouco caso da união entre pessoas do mesmo sexo. “Se os LGDBTYH, não sei, querem respeito, precisam ser mais compreensivos com aqueles que hoje ainda não entendem direito e estão se abrindo para isso. É difícil educar filhos ao falar sobre isso, sabia?”, concluiu a também titular do Roda a Roda, que sofreu retaliação pública de Tiago Abravanel, neto de Silvio Santos que é publicamente homossexual.

Os comentários preconceituosos de Patricia Abravanel renderam uma ação judicial movida contra o SBT pelo Governo de São Paulo e pela Secretaria da Justiça estadual por LGBTQIA+fobia. Para evitar o pagamento de uma indenização nos tribunais, a emissora aceitou assinar um Termo de Ajustamento de Conduta, mais conhecido como TAC, se comprometendo a criar uma campanha institucional interna e externa para conscientizar seus funcionários e o público sobre a importância da diversidade entre a população.

Além do vídeo institucional, que deverá continuar em exibição até o final deste mês, o canal de Silvio Santos terá que destinar parte da edição de 29 de janeiro do SBT Brasil para transmitir uma reportagem sobre a importância da inclusão dos transgênero nas políticas públicas e privadas — a data em que o material irá ao ar coincidirá com o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Por fim, a empresa terá que realizar workshops e ações internas com os seus funcionários para a fixação de conceitos sobre a cultura inclusiva.

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