Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

Globo faz mais mudanças e tira Erick Bang da madrugada da GloboNews

Foto do apresentador Erick Bang, jornalista da Globo
Erick Bang deixará madrugadas da GloboNews após 11 anos (foto: Reprodução/TV Globo)

A Globo continua promovendo uma dança das cadeiras em seu telejornalismo: para tentar reverter a queda de audiência da GloboNews, a empresa promoverá mais mudanças no comando dos programas do canal de notícias já a partir das próximas semanas. Depois de 11 anos como âncora titular do Edição da Meia-Noite e dos boletins entre 2h e 6h da manhã, Erick Bang irá trocar as madrugadas pelas tardes de sábado e domingo, que irão ganhar nova roupagem, e também passará a ser repórter especial nos dias úteis. Ele era o apresentador que estava há mais tempo no mesmo programa na atual programação da emissora.

No turno da madrugada, os noticiosos da GloboNews passarão a ser comandados por Nayaranna Borges, que se tornará a primeira mulher titular da faixa da 0h. Ela já era a reserva imediata dos telejornais da faixa desde janeiro, desde que Ricardo Abreu passou a ser setorista de política em Brasília, e ganhou ainda mais espaço no canal de notícias nos últimos meses. Bem avaliada pelos executivos, a repórter da editoria Rio passou a ser convocada para plantões em outros horários — em abril, ela estreou como substituta do Jornal das 10, o principal jornalístico da emissora. Aos sábados e domingos, o telejornal da meia-noite será apresentado em revezamento por Matheus Marques e Marcelly Setúbal.

Internamente, a nova dança das cadeiras tem sido vista como uma medida emergencial para solucionar os horários mais problemáticos do canal: além do início das manhãs e da faixa das 16h, o canal que “nunca desliga” vinha acumulando cada vez mais derrotas para a Record News e para a Jovem Pan News durante a Edição da Meia-Noite e os finais de semana. No caso do jornalístico diário, o problema se arrasta há mais de um ano. Desde março de 2021, incontáveis mudanças foram feitas no telejornal, que continuou sofrendo com a reprise do Balanço Geral, mesmo quando desprezados os índices da rival na TV aberta. Aos finais de semana, não é raro que a emissora chegue perto do traço. Foi em um domingo que a Jovem Pan liderou entre 7h e 0h pela 1ª vez.

O remanejamento de Erick Bang, no entanto, não acontecerá apenas pelos baixos índices de audiência da madrugada. O TV Pop apurou que há o entendimento de que a programação dos finais de semana não conseguia ser competitiva justamente por conta da rotatividade de apresentadores, já que os telejornais não tinham apresentadores fixos aos sábados e domingos, com a exceção de Cecília Flesch, titular do Especial de Domingo (exibido das 18h às 23h). Com as mudanças, ele e Leila Sterenberg passarão a ser os rostos dos dois dias: ele nas tardes e ela no horário nobre.

Em suas páginas oficiais nas redes sociais, Bang já começou a se despedir do comando das madrugadas: em uma foto do nascer do sol no Rio de Janeiro, publicada na manhã desta segunda (23), ele disse que iria “sentir saudades do amanhecer”. Na tarde de ontem, o apresentador optou por uma publicação ainda mais misteriosa. “Esta semana trarei novidades. Aguardem”, anunciou ele.

Procurada pela reportagem do TV Pop para se manifestar sobre as novas mudanças na GloboNews, a Central Globo de Comunicação não se manifestou até a publicação deste texto.

Leia mais