DAZN

Plataforma obriga Globo e Cazé TV a fazer propaganda de graça na Copa de Clubes

Por contrato com a Fifa, detentora dos direitos obriga emissoras a exibirem anúncios de suas atrações esportivas

Logotipo da TV Globo ao lado do texto Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025 em fundo preto e dourado
Globo e Cazé TV são obrigadas a fazer propaganda para plataforma de streaming durante transmissão da Copa do Mundo de Clubes (foto: Reprodução/Globo)

Compartilhe:

O DAZN tem imposto à Globo e à Cazé TV a exibição obrigatória de comerciais durante as transmissões da Copa do Mundo de Clubes. A plataforma de streaming, que detém os direitos globais do torneio organizado pela Fifa, inseriu anúncios de seus eventos esportivos futuros no sinal que chega às emissoras brasileiras. As empresas não têm permissão contratual para remover os comerciais da imagem.

Desde o início da competição, o DAZN promove, durante as partidas, uma luta de boxe entre Jake Paul e Julio Cezar Chaves. O combate está previsto para ocorrer em 28 de junho e vem sendo divulgado com destaque nas janelas de transmissão do evento. Conforme a coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, os comerciais fazem parte de uma estratégia da plataforma para atrair novos assinantes no país.

Globo disponibiliza minissérie que ganhou Leão em Cannes com leitura coletiva
Natuza Nery sofre acidente em estúdio da Globo e é levada ao hospital

Segundo a publicação, a cláusula contratual que garante esse direito ao DAZN é prevista no acordo global com a Fifa. Mesmo exibindo o conteúdo em seus próprios canais, Globo e Cazé TV precisam manter o sinal internacional sem alterações. Por causa disso, a situação tem causado estranheza nos bastidores, já que o DAZN não tem ampla penetração no mercado brasileiro.

No Brasil, a plataforma transmite apenas eventos selecionados. Entre eles estão lutas de boxe e jogos da NFL, a liga de futebol americano dos Estados Unidos, em parceria com o NFL Game Pass. No passado, o DAZN exibiu torneios como a Copa Sul-Americana, a Copa do Nordeste e a Série C do Campeonato Brasileiro.

O investimento para garantir os direitos mundiais do Mundial de Clubes foi elevado. Fontes apontam que o DAZN pagou cerca de US$ 1 bilhão (R$ 6 bilhões) à Fifa. A operação visa aumentar o alcance global da marca, que já atua em mercados como Estados Unidos, Japão, Alemanha, Espanha e Reino Unido. Entre os participantes do torneio estão quatro clubes brasileiros: Flamengo, Botafogo, Palmeiras e Fluminense.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.