Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EM PRIMEIRA MÃO

Balanço Geral do SBT evitará notícias policiais e tentará ser propositivo

Foto do apresentador Darlisson Dutra, que apresentará o Balanço Geral do SBT
Darlisson Dutra foi o escolhido para apresentar o Balanço Geral do SBT (foto: Reprodução/SBT)

Enésima aposta do SBT para frear o crescimento de audiência do Balanço Geral, o SBT Notícias já tem os seus primeiros detalhes planejados pela diretoria de Jornalismo. A cúpula da emissora de Silvio Santos decidiu que o novo formato, que tem estreia confirmada para o dia 10 de janeiro, não irá ter apelo policial e deverá levar ao público uma visão propositiva e reflexiva dos temas do dia, sem conteúdos apelativos e policiais.

Conforme antecipado pela reportagem do TV Pop, que revelou com exclusividade a estreia da nova programação do SBT, o jornalístico entrará no ar em caráter de testes. Informalmente, a equipe do projeto foi avisada de que ele precisará ter uma média de pelo menos 3 pontos em seu primeiro mês para permanecer no ar depois de janeiro. O índice, apesar de inferior ao registrado pela faixa atualmente, seria o suficiente para que o impacto na média-dia fosse compensado pelo aumento de faturamento do horário — que atualmente não tem intervalos, tampouco ações de merchandising.

Em suas primeiras semanas no ar, o SBT Notícias não contará com a contratação de novos profissionais. A equipe do telejornal, que será comandado por Darlisson Dutra, será composta exclusivamente por profissionais que já atuam no Primeiro Impacto, no SBT Brasil e no portal de notícias da emissora. Em último caso, haverá a liberação para a contratação temporária de freelancers — a emissora quer evitar despesas com eventuais rescisões de contrato no caso de um eventual fracasso do novo projeto.

O veto ao conteúdo policial no jornalístico caiu como um balde d’água fria na cabeça dos que já estão trabalhando na montagem do programa. Há o entendimento de que isso já será um desfalque em relação aos concorrentes, já que a Globo (SP1) e a Record (Balanço Geral) contam com forte apelo da editoria policial em seus telejornais da hora do almoço. Para uma ala mais velha da emissora, a ordem faz lembrar de uma antiga versão do formato: em 2013, sob o comando de Neila Medeiros, o noticioso levava ao ar matérias sobre alimentação saudável em meio ao caos das enchentes em São Paulo.

Darlisson Dutra, por sua vez, tem visto no projeto a oportunidade de sua vida. Ele não tinha um bom relacionamento com os demais apresentadores do Primeiro Impacto — nunca houve uma briga, mas também não havia uma amizade — e não era o rosto preferido dos anunciantes para as ações de merchandising no matinal. Agora, ele terá sua chance para provar que tem capacidade de ser o âncora de um programa solo. O mercado, ao menos por enquanto, embarcou na ideia: duas das cinco cotas de merchan disponibilizadas já foram comercializadas.

Leia mais