Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Sem alarde, SBT cancela Poder em Foco e troca programa por enlatados

Roseann Kennedy na derradeira edição do Poder em Foco, transmitida em 30 de junho (foto: Reprodução/SBT)
Roseann Kennedy na derradeira edição do Poder em Foco, transmitida em 30 de maio (foto: Reprodução/SBT)

Sem fazer alarde e surpreendendo até mesmo os seus próprios profissionais, o SBT encerrou a produção do Poder em Foco. No ar desde outubro de 2019, o talk show político era exibido nas noites de domingo e contava com o patrocínio de uma importante empresa estatal, que optou por transferir o investimento para outros programas da emissora. Com isso, os executivos da rede decidiram cancelar o jornalístico sem aviso prévio. A atração sequer terá direito a uma despedida, e foi definitivamente encerrada em 30 de maio. A partir de amanhã, dia 7, o horário será ocupado por uma edição extra dos documentários da sessão O Crime Não Compensa.

O fim do Poder em Foco foi confirmado pelo SBT em primeira mão para a reportagem do TV Pop. A assessoria de imprensa da emissora justificou o fim do jornalístico como uma medida estratégica e pela necessidade de ajustes na grade de programação dos domingos. Ainda não há uma definição se o programa poderá ter uma nova temporada, já que ele também foi tirado do ar em dezembro de 2018 e voltou a ser produzido dez meses depois.

Em sua derradeira edição, o talk show de Roseann Kennedy recebeu o ativista Francisco José Pereira de Lima. Mais conhecido como Preto Zezé, o cearense de 45 anos é o atual presidente global da Central Única das Favelas, e acabou sendo o último sabatinado do atual ciclo do jornalístico. Em seu primeiro cancelamento, há três anos, a atração teve a chance de se despedir do público com um compacto dos melhores momentos das entrevistas feitas até então.

Ao encerrar a edição de 30 de maio, Roseann chegou a prometer que o programa voltaria na semana seguinte. “Eu agradeço a você, telespectador, que acompanhou o programa até aqui. No próximo domingo, 0h45, tem mais um Poder em Foco, sempre conversando com personalidades do ambiente do poder. Eu espero vocês aqui”, afirmou a âncora, que só foi comunicada do cancelamento do formato no início da semana. O fim do projeto, no entanto, não provocará demissões. Ela e os demais membros da equipe serão remanejados para os telejornais diários do SBT.

Com audiência fraca e repercussão nula, o Poder em Foco foi criado apenas para atender a demanda comercial de uma estatal, que não se identificava com os demais programas exibidos pela emissora e procurava falar com um público com alto poder aquisitivo. O tempo passou, e a rede de Silvio Santos passou a ter vários programas com telespectadores das classes A e B. Com isso, a marca decidiu concentrar os investimentos nestas atrações, e não em um programa político transmitido nas madrugadas — em suas últimas edições, o talk show já não contava mais com o patrocínio desta empresa e tinha intervalos comerciais praticamente desertos.

Leia mais