Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
BASTIDORES

Globo queria Domingão 100% ao vivo, mas esbarrou em recusa da equipe

Luciano Huck nos estúdios do Domingão
Globo tem pressa em fazer mudanças no Domingão (foto: Reprodução/TV Globo)

Não é mais segredo que a Globo tem tido pressa em encontrar formas de incrementar os índices de audiência do Domingão. Por mais que os primeiros números do programa de Luciano Huck estejam em linha com as expectativas dos executivos, há o consenso de que o apresentador tem potencial para atingir resultados melhores, se consolidando com mais público do que Faustão e Tiago Leifert conseguiram na mesma faixa horária. Nas últimas semanas, a diretoria da emissora tentou fazer com que o programa passasse a ser totalmente ao vivo já a partir de novembro. O canal, no entanto, esbarrou com a recusa da equipe operacional de São Paulo e com problemas contratuais dos participantes do Show dos Famosos.

TV Pop apurou que os profissionais que atuam nos bastidores do programa na capital paulistana disseram que os estúdios da rede na cidade não teriam condições físicas para receber toda a estrutura da atração, ainda mais por tão pouco tempo. A Globo não tinha interesse em levar o programa permanentemente para a região, já que Huck vive no Rio de Janeiro e não planeja viver numa espécie de ponte aérea todas as semanas. Seria apenas uma solução provisória, com o intuito de afastar ainda mais o fantasma deixado por Faustão no formato dominical.

A diretoria da líder de audiência não ficou satisfeita com o posicionamento dos profissionais que atuam em São Paulo e tentou viabilizar a transferência do Domingão mesmo assim. Eles, porém, não esperavam receber outro balde de água fria: a imensa maioria dos participantes do Show dos Famosos firmou contratos extremamente restritivos, que sinalizavam justamente que o formato seria gravado durante os dias úteis, e não contaria com transmissão ao vivo aos finais de semana. E as celebridades não quiseram nem saber em renegociar seus acordos, alegando que já tinham assumido outros compromissos profissionais para o horário em que a atração está no ar.

Sem saída, os executivos da rede tiveram que aceitar que não há viabilidade alguma para reverter a “colcha de retalhos” em que o Domingão se transformou. Há o entendimento de que realmente foi um movimento necessário antecipar a ida de Luciano Huck para os domingos, até para minimizar os impactos comerciais da saída repentina de Faustão, mas também existe o consenso de que foi um erro ter dado ao marido de Angélica uma série de formatos associados aos sábados ou ao antigo apresentador do programa.

A atração deverá passar por uma profunda reformulação a partir de janeiro. Conforme antecipado pela reportagem em 20 de outubro, os últimos detalhes para que a Dança dos Famosos e o Show dos Famosos sejam transformados em programas independentes já estão sendo alinhados pelos principais departamentos do canal. Em paralelo, a diretoria da Globo e o próprio Luciano Huck já estão em busca de novos formatos para o Domingão, que passará a ser totalmente ao vivo no próximo ano. Huck, por sinal, é um dos maiores interessados em aumentar seus índices de audiência: ele tem participado de reuniões semanais para discutir os conteúdos da atração e tem sido elogiado internamente por sua postura diante das críticas. Não são raros os casos em que ele lê algo que foi publicado nas redes sociais, concorda que aquilo estava inadequado e decide mudar por conta própria.

Com a confirmação de que o próximo ano do Domingão será totalmente produzido no Rio de Janeiro, há o temor cada vez maior de uma demissão em massa entre os profissionais baseados nos estúdios de São Paulo. A equipe, em grande parte herdada de Faustão, ficará sem função na emissora com a transferência definitiva do programa, e os colaboradores já sido avisados de que não haverá remanejamento para outras produções na maioria dos casos. Todos os programas gravados na capital paulistana já contam com equipes grandes e bem estabelecidas, inviabilizando que novos profissionais sejam incluídos da noite para o dia — e a Globo São Paulo não tem estrutura para receber outras atrações, já que seus estúdios já sofrem com a superlotação de programas.

Leia mais