Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
BARRACO DE ANO NOVO

Band se irrita e tenta expulsar fã-clube de bailarinas do Faustão da internet

Foto do apresentador Faustão
Band barrou homenagem para bailarinas do Faustão em rede social (foto: Reprodução/TV Globo)

A treta não tira férias nem mesmo nas últimas horas de 2021. Com a estreia de Faustão confirmada para a meia-noite de 1º de janeiro, a Band decidiu se movimentar para ter controle dos temas relacionados ao programa na internet e arrumou confusão até mesmo com uma página dedicada ao balé do apresentador. O perfil, que acumula mais de 22 mil seguidores em uma rede social, é administrado por uma fã dos programas do apresentador. Ele afirma que a emissora alertou que irá tirar a sua página do ar por querer ter direito a usar o nome de usuário @BailarinasDoFaustao.

“É com muita tristeza que me despeço daqui. Recebi mensagem que a Band vai derrubar o perfil porque querem usar a arroba. Uma pena! Tenho a página há uns oito anos, não sei ao certo, e eu nunca me passei por nenhuma bailarina. Sempre direcionei as demandas para as respectivas, e sempre deixei claro que aqui não é oficial. Sempre fui o único perfil que postou de todas as épocas, sem nenhuma distinção. E já recebi a mensagem na ameaça, nem ao menos tentaram algo de forma amigável”, revelou a administradora do perfil, que prefere manter sua identidade em sigilo.

De acordo com a admiradora das bailarinas, a Band afirmou que tiraria a página do ar se ela não alterasse o nome de usuário da página. Ele, no entanto, diz não ter como fazer isso no momento. “Não tenho a menor condição de pensar em mudar o arroba agora. Estou em um sítio onde nem meu celular funciona para receber os códigos de alteração e estou roteando o 4G de um amigo. Vamos perder todo esse conteúdo”, lamentou. O perfil é acompanhado por famosos como o colunista Chico Barney, o diretor Boninho e até mesmo por Luciana Cardoso, mulher de Faustão.

Por fim, a dona da página — que permanecia no ar até a publicação deste texto — pontuou que a movimentação da emissora acabará prejudicando também a sua vida pessoal. “Eles denunciando aqui, eu vou perder até a minha conta pessoal, porque a denuncia tira do ar todos os perfis que estão no mesmo aparelho. Inclusive a minha prima, que usa o meu celular de vez em quando, corre risco de perder a conta dela por isso. Tenho também a página do meu departamento do trabalho, porque sou uma das que atualiza o perfil”.

A reportagem do TV Pop apurou que a movimentação feita pela Band é parte de uma iniciativa da emissora para ter total autonomia sobre os principais elementos do universo de Faustão nas redes sociais. O canal irá criar páginas para as bailarinas do programa publicarem conteúdos relacionados a atração, e enxergava no perfil uma espécie de concorrência desleal: durante o período de ausência de Fausto Silva da televisão, a página também passou a veicular conteúdos relacionados aos balés do Domingão com Huck e da Super Dança dos Famosos, de Tiago Leifert.

A seguir, leia a íntegra do desabafo do fã-clube Bailarinas do Faustão:

Despedida! É com muita tristeza que me despeço daqui. Recebi mensagem que a Band vai derrubar o perfil porque querem usar a arroba Bailarinas do Faustão. Uma pena! Tenho a página há uns oito anos, não sei ao certo, e eu nunca me passei por nenhuma bailarina. Sempre direcionei as demandas para as respectivas, e sempre deixei claro que aqui não é oficial. Sempre fui o único perfil que postou de todas as épocas, sem nenhuma distinção. Não tenho a menor condição de pensar em mudar o arroba agora.

Estou em um sítio onde nem meu celular funciona para receber os códigos de alteração e estou roteando o 4G de um amigo, sem contar outros motivos. E já recebi a mensagem na ameaça, nem ao menos tentaram algo de forma amigável. Já mandaram “ou você muda o seu arroba ou derrubamos o perfil”. Não é esse tipo de abordagem que prezo, eu não trabalho com esse tipo de violência. Na verdade, aqui nem é trabalho, é apenas uma distração que eu sempre tentei fazer com o maior respeito, por admirar demais esse grupo de trabalho.

Vamos perder todo esse conteúdo. E pior: eles denunciando aqui, eu vou perder até a minha conta pessoal, porque a denuncia tira do ar todos os perfis que estão no mesmo aparelho. Inclusive a minha prima, que usa o meu celular de vez em quando, corre risco de perder a conta dela por isso. Tenho também a página do meu departamento do trabalho, porque sou uma das que atualiza o perfil. Sabe aquela coisa de família que é assim, do tipo “eu posso falar mal da minha família, mas você não”?

Para mim as Bailarinas do Faustão sempre foram meio isso. Vira e mexe fazia críticas aqui, mas era justamente por acompanhar tanto e gostar. Mas sempre as defendia em qualquer outro lugar. Eu estou tremendo aqui porque acabei de ler a mensagem da Band, vinda de um perfil oficial. Nem consegui nem aceitar a solicitação para responder, de tão ruim que a internet está. Está dando erro. Então já imagino que nada poderá ser feito, porque não tenho nenhuma condição agora e nem por estes dias.

Sem contar que aqui é um trabalho de décadas, com grande apoio de outros fãs e também de muitas bailarinas oficiais de todos os anos do Faustão. E eles tirando a página do ar, eu nunca mais voltarei com nada de homenagem desse gênero. Para mim vai ser o encerramento dessa admiração, mesmo sabendo que as bailarinas não tem nenhuma culpa disso. Agradeço demais a elas, que sempre ajudaram aqui com material e informação. Se hoje a maioria de vocês é respeitada, querida e a maioria tem o nome conhecido, é porque começamos esse trabalho lá na época do Flogão.

Então, nós não caímos aqui de paraquedas como muitos acham. Mas o agradecimento especial vai para os demais fãs, assim como eu. Vocês são peças fundamentais para ter vontade de vir aqui trazer novidades e curiosidades, sendo que muitas delas vocês que dividem aqui. Agradeço de coração a cada um. Obrigada pelas conversas até altas horas, pelas vezes que perdi o meu horário do almoço, pelas vezes que tinha que dormir e não conseguia porque o papo estava bom. E são papos que iam além do balé.

De modo geral, sempre conversava com todo mundo que era mais educado e mais maduro. Foram poucos vácuos e menos de 10 bloqueios, justamente porque odeio essa forma abrupta de resolver as coisas. E é por isso que estou me sentindo invadida, ofendida, inútil e um lixo com a abordagem feita pela Band. Essa não é a postura que eu esperava e que eu merecia. Vocês terão outros perfis de fãs para acompanhar, e os perfis oficiais de cada bailarina.

Quero que toda vez que vocês virem postagens no perfil oficial deles lembrem daqui, do quão eles estão sendo injustos. Não irei ceder o arroba justamente pela forma de abordagem ameaçadora, como se eu fosse uma pessoa inacessível, sem educação e sem conhecimentos. Se eu abro até o direct do fake que me manda link nada a ver, não vou abrir e responder um perfil oficial verificado? Se isso não aconteceu nesses dias, é justamente por eu estar em um sítio, quase que desconectada desde a véspera do Natal.

Podem derrubar a minha conta, como está bem claro na mensagem que me mandaram. Não tem conversa com quem ameaça assim. Respeitem minha história aqui. Me respeitem. A mensagem deles é tão ameaçadora que já avisam que fizeram contato com a rede social, e que ela decidiu dar apoio a eles.

Leia mais