Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

Globo muda jornais de São Paulo e promove repórter para a apresentação

Foto da repórter Sabina Simonato, da TV Globo
Sabina Simonato passará a apresentar telejornais locais de São Paulo (foto: Reprodução/TV Globo)

Sabina Simonato ganhará mais espaço nos telejornais locais da Globo de São Paulo a partir das próximas semanas. A jornalista, que é uma das repórteres mais conhecidas da emissora na cidade, foi promovida e passará a integrar o rodízio de apresentadores do Bom Dia São Paulo, SP1 e SP2 nas ausências dos titulares já a partir do feriado da Páscoa: ela comandará os noticiosos da hora do almoço e do horário nobre entre os dias 14 e 16 deste mês. Nos últimos dias, a líder de audiência intensificou a gravação de pilotos da comunicadora em sua nova função.

A reportagem do TV Pop apurou que a promoção de Sabina é vista internamente como a retomada de um desejo antigo dos executivos do Jornalismo. Há quase dois anos, em outubro de 2020, ela havia sido escolhida para substituir Gloria Vanique no comando das notícias de tempo e trânsito no Bom Dia São Paulo. A sua ascensão, no entanto, acabou indo parar em segundo plano por um motivo nobre: ela engravidou de sua primeira filha e, por conta da crise sanitária, acabou sendo enviada para o regime de home office. Ela só voltou ao trabalho presencial no início deste ano.

De lá pra cá, a Globo acabou mudando de ideia sobre quem iria ocupar a lacuna deixada pela apresentadora da CNN Brasil. A emissora ficou satisfeita com os resultados do rodízio de repórteres criado para tapar o buraco deixado pela gravidez da jornalista e acabou transformando a ideia, que seria apenas provisória, em um movimento definitivo. Houve o entendimento de que o público do matinal se acostumou com a rotatividade na vaga do telejornal, além de que a iniciativa serviria para aumentar a visibilidade de repórteres, evitando propostas sedutoras de concorrentes.

Com a manutenção do rodízio de profissionais ao lado de Rodrigo Bocardi, Sabina Simonato acabará herdando apenas a outra função deixada por Gloria Vanique: a de substituta dos titulares em suas férias, ausências e feriados — a segunda vaga feminina do rodízio de apresentadores dos três telejornais locais de São Paulo estava em aberto desde então. Com isso, ela passará a integrar o time composto por Fábio Turci e Carlos Tramontina, titular do SP2, mas comanda a versão vespertina do noticiário em plantões.

Isso, porém, não acontecerá por muito mais tempo: a Globo está treinando outros repórteres para apresentarem os jornalísticos quando necessário: a tendência, segundo apurou a reportagem, é de que os próximos plantonistas também surjam da lista de co-apresentadores de Rodrigo Bocardi no Bom Dia São Paulo. Por lá, já passaram nomes como Cínthia Toledo, Tiago Scheuer, Mariana Aldano e Luiza Vaz, além da própria Sabina Simonato.

Procurada pelo TV Pop, a Globo confirmou que decidiu preparar repórteres para reforçarem os noticiários locais quando necessário, mas negou que Sabina Simonato já tivesse sido escolhida para o posto. “Sabina Simonato segue no time de repórteres da TV Globo em São Paulo. Não houve mudança nas escalas de fim de semana, mas estamos preparando mais pessoas para substituições eventuais em feriados”, afirmou o canal. A reportagem, porém, teve acesso aos profissionais escalados para o feriado de Páscoa e sabe que, sim, Sabina consta na lista de âncoras para a ocasião.

Leia mais