Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

Silvio Santos escala novela fenômeno da Manchete para tirar SBT da lama

Imagem com foto do apresentador Silvio Santos
Silvio Santos irá promover mais uma revolução na programação do SBT (foto: Reprodução)

Silvio Santos segue em sua peregrinação para tirar a audiência do SBT da lama. Na enésima tentativa de chamar a atenção dos telespectadores para a programação da emissora, o empresário irá promover mais uma revolução no canal a partir do dia 16 de maio. Depois de ter tentado — sem sucesso — escalar jornais, programas infantis, seriados enlatados e até mesmo vídeos da internet, o dono do Baú irá apelar para a criação de novas faixas de teledramaturgia. A mais nobre delas, com exibição em rede nacional, contará com A História de Ana Raio e Zé Trovão, da TV Manchete.

A reportagem do TV Pop apurou que a nova grade de programação da emissora começou a circular nos bastidores do canal na manhã de terça-feira, 26 de abril, na mesma data em que Silvio voltou a frequentar os estúdios da rede após oito meses de afastamento. De acordo com interlocutores próximos ao empresário, ele bateu o martelo sobre as mudanças durante a visita ao salão mantido pelo cabeleireiro Jassa, seu fiel escudeiro — o homem que faz a cabeça do comunicador, literalmente, teria tido participação ativa na escolha dos títulos que deverão entrar em cartaz.

Os novos horários de teledramaturgia, no entanto, só foram oficializados aos demais setores da emissora na manhã de sábado (30). Em mais uma das já folclóricas ligações para seus assessores, ele exigiu que o canal tomasse providências para viabilizar a exibição do três títulos que ele havia entregue em um papel, escrito de próprio punho em uma folha sulfite — o memorando chega a aparecer em diversos vídeos do empresário sendo abordado por fãs no salão do Jassa e também em sua chegada a emissora — e entregue por ele para os diretores da rede dias antes.

Caso nenhuma outra mudança de rota aconteça nas próximas duas semanas, a novela da TV Manchete passará a ser transmitida das 14h às 15h a partir do dia 16 de maio, horário válido apenas para emissoras controladas diretamente pelo SBT de São Paulo. Nas afiliadas, o folhetim entrará no ar em uma versão compacta, com apenas 40 minutos de duração, às 14h20. O TV Pop apurou que Silvio Santos vê A História de Ana Raio e Zé Trovão como uma trama presente na memória afetiva do público, assim como Pantanal, que ganhou remake no horário das 21h da Globo.

Além disso, o empresário defende que o folhetim assinado por Marcos Caruso e Rita Buzzar poderá ganhar até mesmo do Balanço Geral. Obcecado em tirar público do jornalístico da Record, ele tem dito para seus assessores que a novela poderá, em médio prazo, se estabilizar entre 5 e 6 pontos de audiência na Grande São Paulo, índice suficiente para posicionar o SBT na vice-liderança. O Casos de Família, atualmente exibido às 14h20, migrará para às 15h e terá novo formato, mesclando participações de anônimos com uma bancada de celebridades, analisando o tema do dia.

Foto de divulgação da novela A História de Ana Raio e Zé Trovão, que Silvio Santos exibirá no SBT
A História de Ana Raio e Zé Trovão é aposta do SBT para nova programação (foto: Divulgação/TV Manchete)

Silvio Santos também aposta em clássicos do SBT

Além do retorno de A História de Ana Raio e Zé Trovão, já transmitida pela emissora entre 2010 e 2011, o dono do Baú pediu para que outras duas faixas fixas de novelas sejam criadas. Enquanto o horário das 14h será destinado para tramas que marcaram época em suas exibições originais, ao meio-dia haverá espaço para tramas destinadas ao público infantojuvenil. Depois, às 13h, a vez será de histórias mais recentes, prioritariamente nacionais, e que consigam fazer uma transição do ibope infantil, alvo da primeira faixa, para as donas de casa, que são o foco do último horário.

Até a publicação deste texto, a faixa das 12h será ocupada inicialmente pela quarta reapresentação da versão brasileira de Carrossel: transmitido originalmente há 10 anos, o folhetim também foi ao ar em 2013 (quando teve sua exibição cancelada após poucas semanas, para mais uma tentativa de implantar um jornalístico na faixa das 18h), 2015 e 2018. O horário das 13h ficará a cargo de Uma Rosa com Amor, novela nacional escrita por Tiago Santiago — além de sua exibição original, em 2010, a trama que marcou a estreia do ex-Record no SBT foi reprisada em 2011.

Com a nova ordem de Silvio Santos, o SBT passará a contar com oito novelas simultâneas em sua grade de programação e se tornará a emissora brasileira com mais folhetins no ar. A Globo, que habitualmente é a maior produtora de teledramaturgia do país, conta com cinco histórias (duas reapresentações e três inéditos) nos dias úteis. Na televisão por assinatura, seis novelas estão no atual cardápio do canal Viva. A Record, por sua vez, está com uma trama inédita em exibição e reapresenta outras duas, no horário da tarde e no horário nobre.

Se nada mudar, as primeiras chamadas da nova programação devem entrar no ar nesta semana. No entanto, o empresário tem um histórico problemático quanto a mudanças vazadas antes da hora para veículos de imprensa: há dois anos, Silvio simplesmente adiou uma das tentativas de implantar o Primeiro Impacto nas tardes porque a notícia foi antecipada por este repórter — que falou sobre isso em um artigo publicado na Coluna do Leo Dias, então publicada no UOL. Neste ano, porém, TV Pop vazou a estreia do SBT Notícias e o projeto viu a luz do dia mesmo assim.

Leia mais